Notícias
Conselho Federal de Odontologia cobra o cumprimento da prioridade na vacinação dos profissionais da Odontologia
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) solicitou à Procuradoria Geral da República, o cumprimento da prioridade na vacinação dos profissionais da Odontologia. A preocupação do CFO está voltada para a ausência de coordenação federal na imunização adequada dos profissionais de Odontologia. De acordo com o Secretário-Geral do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake, explica que os profissionais se expõem a situações que os colocam em risco, quanto à contaminação, e que precisam ser priorizados na vacinação.
“A solicitação do Conselho Federal de Odontologia é para que haja esclarecimento da importância de priorizar e esclarecer a necessidade da vacinação imediata do cirurgião-dentista e sua equipe. Isso porque o cirurgião-dentista trabalha diretamente na boca do paciente de dentro da boca tem saliva, um dos grandes transmissores do coronavírus”, alerta Cláudio.
O CFO reforçou junto aos Conselhos Regionais de Odontologia a necessidade de tomada de providências no mesmo sentido. O trabalho busca conduzir real efetividade às diligências lançadas pela Procuradoria Geral da República. É importante ressaltar que a argumentação do CFO tem como base a medida liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal, que reafirma a inexistência de clareza quanto à operacionalização da aplicação da vacinação contra a covid-19.
Por Rebeca Quirino
*Imagem de capa: Internet