Legado
Bibliotecas públicas municipais realizam arrecadação de livros e promovem incentivo à leitura
As bibliotecas Cristina Poeta, Herbênia Gurgel e Dolor Barreira recebem os títulos usados
Se você tem livros em bom estado de conservação em casa e quer abrir espaço na estante, as bibliotecas municipais realizam arrecadação das obras. A ação tem finalidade de receber livros de todas as áreas do conhecimento, além de revistas, títulos livres e outros.
Os livros têm como destino principal as bibliotecas públicas, e, após uma triagem, alguns volumes também são destinados a projetos sociais.
Cristina Poeta
Na Biblioteca Municipal Cristina Poeta, a doação de livros é uma ação que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. De acordo com a coordenadora do equipamento, Poliana Santos, podem ser doados quaisquer tipos de livros, exceto apostilas. “Para a entrega de livros não precisa haver qualquer agendamento e o contato pode ser realizado diretamente na Biblioteca”, comentou.
O espaço está localizado no Autran Nunes. Os livros doados ao equipamento também são destinados ao projeto social “Escambo Literário”, que promove uma troca de livros, possibilitando à comunidade uma oportunidade de ler novos títulos, autores e gêneros.
Herbênia Gurgel
A biblioteca Infantil Herbênia Gurgel já está há quatro anos movimentando a população do bairro Conjunto Ceará. Com uma estrutura voltada para crianças e adolescentes, o espaço recebe doações de livros clássicos, quadrinhos, livros paradidáticos e literatura infanto-juvenil. Para além dos livros, o equipamento também recebe brinquedos e jogos. Sem a necessidade de agendamento para doar basta se dirigir ao local no seu horário de funcionamento que é de segunda a sexta-feira de 8h a meio-dia e de 13h às 17 horas.
Dolor Barreira
Localizada no bairro Benfica, a Biblioteca Municipal Dolor Barreira quer ampliar seu acervo de livros por meio de doações. O equipamento recebe contribuições de modo presencial. Em parceria com o Mercadinho São Luiz, foram instaladas sete caixas de recolhimento nos mercadinhos e na sede. A população que preferir agendar também pode entrar em contato com o equipamento.
As obras entregues passam por uma triagem e tem diversos destinos, de acordo com o coordenador da biblioteca, Eduardo Pereira. “Alguns são utilizados no projeto ‘Terminal Literário’, enquanto outros são enviados para as outras bibliotecas do Município ou para bibliotecas comunitárias parceiras”, declara.