Blog
Número de consultas a pessoas físicas no Ceará cresce 5,5% no acumulado dos 12 meses encerrados em maio, segundo dados da FCDL CE e SPC Brasil
Dados do levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL CE) e do SPC Brasil revelam que o volume de consultas no Estado cresceu 5,5% no acumulado dos 12 meses, encerrados em maio de 2023. Esse indicador busca inferir o desempenho do setor com base na evolução do número de consultas de CPFs realizadas pelo varejo. Quanto maior o número de consultas, maior tende a ser a atividade do comércio e o volume de vendas. O indicador registrou uma ligeira queda, de 1,6%. Observa-se que, no Ceará, o volume de consultas caiu com o início da pandemia, mas recuperou-se logo em seguida.
Ainda de acordo com os dados, que estão presentes na última edição do Radar do Varejo Cearense, na região Nordeste, uma nova queda foi observada por ocasião da segunda onda, entre o 1º e 2º trimestre de 2021, permanecendo no campo negativo por mais de um ano. Mais recentemente, o volume de consultas voltou a crescer no estado a taxas elevadas. Além disso, os dados mostram que, do total de consumidores consultados, 64,3% são mulheres. Além disso, 12,1% estavam com o nome negativado no momento da consulta.
Para o presidente da FCDL CE, Freitas Cordeiro, o acumulado de consultas nos últimos doze meses é uma indicação positiva, uma vez que sinaliza para um aquecimento efetivo das vendas. “Outro dado alentador, que também está presente no Radar do Varejo Cearense, refere-se à criação de 4.488 contratos formais de empregos, promovidos, segundo o CAGED, pelos segmentos de Comércio e Serviços”, pontua.
O Radar do Varejo Cearense é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará que reúne os principais dados da economia estadual. A ideia, conforme explica Freitas Cordeiro, é reunir e analisar indicadores relevantes para que empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasadas em fontes dignas de credibilidade. Para conferir esta edição, é só acessar o site: fcdlce.org.br
Imagem de capa: internet