Educação
Casa Amarela, Vila das Artes e Cinema do Dragão lançam formação em curadoria e programação de cinema
O Programa Novas Perspectivas – Vila/Casa/Cinema abre inscrições para formação gratuita em curadoria e programação de cinema. As inscrições para a turma de 2024 devem ser feitas exclusivamente por formulário eletrônico, até o dia 21 de julho.
A iniciativa é resultado de parceria entre a Casa Amarela Eusélio Oliveira, vinculada à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará; o Complexo Cultural Vila das Artes, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), e o Cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ligado à Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE).
O Novas Perspectivas – Vila/Casa/Cinema oferta 20 vagas para jovens e adultos interessados em curadoria cinematográfica, incluindo estudantes de cinema e comunicação, profissionais do audiovisual, críticos, curadores de mostras e festivais, educadores e pesquisadores. O programa reserva metade das vagas para ações afirmativas.
O programa acontecerá de agosto a dezembro de 2024, com carga horária total de 228 horas, divididas entre atividades virtuais e presenciais na Vila das Artes, em Fortaleza. Ao longo do programa, cada estudante receberá tutoria individual para desenvolver sua proposta de mostra, que será integrada à programação da Casa Amarela Eusélio Oliveira em 2025.
PROGRAMA – A iniciativa se estrutura em quatro partes: focos curatoriais; laboratório; ateliê, com tutorias para o desenvolvimento das mostras pelos estudantes; e o Festival, exibindo ciclos das mostras criadas durante o curso.
Os participantes terão acesso a módulos teóricos e práticos, abrangendo desde fundamentos da curadoria até estratégias de acessibilidade e engajamento comunitário, culminando na criação de mostras de cinema. Durante os Focos Curatoriais, abertos ao público, curadoras convidadas apresentarão programas de filmes seguidos de discussões públicas no Cinema do Dragão.
Além de ampliar a formação profissional, o programa visa enriquecer o cenário cultural de Fortaleza, fomentando novas perspectivas curatoriais e promovendo interação com programadores, profissionais da exibição e pesquisadores da área.
*Fonte e imagem de capa: UFC