Educação
Parque Tecnológico da UFC lança editais de incubação e pré-incubação de startups
O Parque Tecnológico (PARTEC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe inscrições, até 26 de agosto, para seleção de projetos de empreendimentos inovadores por meio do seu Programa de Desenvolvimento de Startups. Voltada ao estímulo do fortalecimento do empreendedorismo inovador, a iniciativa é destinada não somente a pessoas empreendedoras da comunidade acadêmica da UFC, tais como estudantes de graduação e pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos, mas também para quem empreende fora da Universidade.
O Programa de Desenvolvimento de Startups do PARTEC está estruturado por dois editais, contemplando as seguintes modalidades de vinculação: Pré-Incubação residente e não residente, e Incubação residente e não residente.
Podem ser apresentados projetos de startups na forma de empreendimentos inovadores em estágio inicial e de base tecnológica, incluindo negócios de impacto socioambiental, spin-offs acadêmicas e micro e pequenas empresas. O Programa contempla áreas/ambientes nas cidades de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral.
INSCRIÇÕES E BENEFÍCIOS – Os editais Partec/UFC nº 02/2024 (Incubação) e 03/2024 (Pré-Incubação), fichas de inscrição e todas as orientações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do PARTEC (https://parquetecnologico.ufc.br/pt/). Os projetos devem ser inscritos pela pessoa empreendedora líder proponente do projeto de startup.
Além do acesso a áreas/salas individualizadas e a ambientes compartilhados na forma de coworking, o Programa de Desenvolvimento de Startups do PARTEC da UFC oferece capacitação das equipes selecionadas quanto à modelagem, à validação e ao desenvolvimento de negócios por meio de workshops, palestras, debates e conexões com empreendedores, investidores, especialistas e mentores dos ecossistemas empreendedores cearense, nacional e internacional.
Outro benefício é o fornecimento de orientações para acessar editais e programas de fomento à inovação, tais como os do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco do Nordeste (BNB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.
ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS – Nos últimos anos, a UFC “tem dedicado esforços e executado estratégias para fortalecer o empreendedorismo inovador, incluindo ações de apoio a startups, a spin-offs acadêmicas e a negócios de impacto socioambiental, tendo sido reconhecida nos últimos anos nacionalmente no Ranking de Universidades Empreendedoras e no Startup Awards, e localmente, na premiação Ceará Awards”, segundo o diretor-presidente do PARTEC, Prof. Abraão Saraiva.
Para ele, o apoio do PARTEC ao desenvolvimento de novos negócios inovadores tem o intuito de fortalecer o empreendedorismo inovador entre os membros da comunidade acadêmica da UFC dos campi de Fortaleza e do Interior, além de gerar oportunidades de atração de empreendedores externos à Universidade com projetos de inovação. Dessa forma, ocorre a aliança entre teoria e prática “de forma multidisciplinar e articulada com atores do ecossistema empreendedor, tendo como foco contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do estado e do país”.
Para o pró-reitor-adjunto de Relações Interinstitucionais da UFC e diretor-adjunto do PARTEC, Prof. José de Paula Barros Neto, a busca por conexões entre a academia, o setor público e a iniciativa privada contribui para a geração de oportunidades à comunidade acadêmica da Universidade, ampliando “as possibilidades de realização de projetos e parcerias de forma a gerar inovações integradas às demandas da sociedade”.
Por sua vez, a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) e diretora-adjunta do PARTEC, Profª Conceição Oliveira, considera que “as oportunidades de pré-incubação e incubação de projetos de negócios inovadores do PARTEC reforçam a perspectiva de estruturação de uma esteira de inovação na UFC, contribuindo com outros programas de estímulo ao empreendedorismo inovador já existentes”. Ela cita como exemplos os programas Empreende UFC e Inovando UFC, o Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC e o Inove Quixadá, além das iniciativas de instituições parceiras”.