Connect with us

Brasil

Consumidores valorizam bares e restaurantes que adotam medidas de sustentabilidade, diz pesquisa 

Published

on

As pautas relacionadas à área de ASG (ambiental, social e governança) têm ganhado cada vez mais destaque no debate público, o que se reflete na crescente preferência dos consumidores em frequentar locais que invistam em iniciativas sociais e de sustentabilidade. Uma pesquisa realizada pela Abrasel em parceria com o Sebrae revelou que 76% dos clientes consideram “muito importante” que bares e restaurantes adotem ações voltadas para a inclusão social, tanto de seus empregados quanto das comunidades ao redor. 

Ainda em relação às preferências de consumo, 74% dos clientes consideram “muito importante” que o bar ou restaurante tenha práticas que minimizem ou reduzam o impacto do negócio no meio ambiente. Ter ações voltadas para o bem-estar social da comunidade e dos empregados e ter práticas que promovam a eficiência energética e hídrica, aparecem com 73% e 70%, respectivamente. O estudo entrevistou mais de 6 mil pessoas em todo o Brasil. 

A busca por um consumo mais consciente 

Os resultados do levantamento refletem uma mudança no comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais atentos às práticas sustentáveis e sociais dos estabelecimentos, que passam a ser um dos critérios de escolha de um bar ou restaurante.  

A líder de ASG da Abrasel, Luiza Campos, explica que a adoção dessas práticas precisa ir além de uma demanda de mercado e devem ser compreendidas enquanto parte de um projeto que gere impactos efetivos na preservação do meio ambiente, além de melhorias sociais para a comunidade.  

 “Percebemos que os consumidores têm trazido a sustentabilidade social e ambiental como um dos ingredientes principais na escolha de um bar ou restaurante. É preciso que estes estabelecimentos estejam atentos e se preparem para atender essa demanda. E, para isso, é preciso promover essa cultura no negócio, envolvendo toda equipe, qualificando, investindo em equipamentos e processos, criando laços genuínos com as comunidades do entorno. Não se trata apenas de cumprir uma agenda ASG, mas assumir o compromisso de transformar em positivo o impacto que geramos no planeta, construindo um futuro mais justo e sustentável para todos”, avalia. 

*Fonte: Midjourney

Copyright © 2023 FM Dom Bosco - Produzido internamente pelo Núcleo de Marketing da FM DOM BOSCO