Connect with us

Ceará

Com foco na população em situação de rua, Governo do Ceará inaugura Estação do Cuidado

Published

on

Mais acolhimento e serviços para a população em situação de rua. O Governo do Ceará inaugurou, nesta quarta-feira (2), a primeira Estação do Cuidado, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. A cerimônia contou com a presença da secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, e da secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marta Machado.

“A nossa missão é cuidar das pessoas. É reduzir as desigualdades sociais, garantir direitos para as pessoas e, principalmente, para as pessoas que mais precisam. É por isso que estamos aqui”, ressaltou a titular da SPS. “A Estação do Cuidado é um espaço de acolhimento, um local estratégico, porque aqui nós temos o maior fluxo de pessoas em situação de rua”, completou.

O novo equipamento é voltado para atender a pessoas em situação de rua e com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Administrado pela SPS, o espaço oferece área para higiene pessoal, lavagem de roupas, atendimento psicossocial e encaminhamentos para outros serviços, como qualificação profissional, Educação de Jovens e Adultos e rede de atendimento de saúde.

Parceiro do projeto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública irá replicar essa experiência, através do Centro de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais).

Durante a solenidade, a secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, parabenizou o pioneirismo do Estado do Ceará na construção de políticas sobre drogas que colocam as pessoas no centro da questão. “Nós, da Secretaria de Drogas do Ministério da Justiça, estamos apoiando esse projeto e estamos muito orgulhosos do Estado do Ceará, que é o primeiro Estado que inaugura um centro desses”, frisou.

“Esse equipamento é um exemplo de atenção integral, que oferece não apenas o atendimento às necessidades mais básicas de um cidadão, mas também pouco a pouco, um atendimento que tira a documentação, inclui no programa social, resolve o problema jurídico. É esse caminho que a gente acredita. Eu acho que esse espaço simboliza essa política do cuidado, essa política de cidadania, essa política de direitos”, finalizou.

Marcelo Medeiros, do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, destacou a importância do equipamento. “Só temos a agradecer esse projeto que vem a calhar a população em situação de rua, aqui no Moura Brasil. Agradecer esse trabalho e o pessoal do Estado, o acolhimento à PopRua, dando oportunidades a esse pessoal que está em superação de rua”, pontuou.

Portas abertas
A Estação já está funcionando, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h. O espaço está localizado próximo à Santa Casa de Misericórdia (rua Senador Pompeu, 300, Moura Brasil), e vai atender, prioritariamente, a população do entorno.

O espaço dispõe de lavanderia, boxes para banho, salas de atendimento psicossocial, e tem capacidade para atender 100 pessoas por dia.

Além da Estação do Cuidado, o Governo do Ceará conta, também, com as unidades móveis da Política Sobre Drogas, que realizam atendimentos itinerantes; e com o projeto Acolher, que leva serviços de cidadania e saúde para comunidades em situação de vulnerabilidade, todas as semanas.

Serviço
Estação do Cuidado

Local: rua Senador Pompeu, 300, Moura Brasil
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h; aos sábados, das 8h às 12h.

Sair da versão mobile