Connect with us

Cotidiano

Enel alerta para risco de queimadas próximas à rede elétrica

Published

on

A combinação de ventos fortes, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, que ocorre especialmente no segundo semestre do ano, acende o alerta para o risco de queimadas no Ceará. Em 2024, foram registrados 31.276 focos no estado, segundo dados do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Distribuição Ceará. O número de queimadas aumenta no segundo semestre do ano, totalizando 26.908  focos, o que representa 86% de todas as ocorrências do ano. As cidades mais atingidas, no ano passado, foram São Gonçalo (975); Boa Viagem (732); Crateús (727); Granja (692) e Itapipoca (680).

Até junho de 2025, o Ceará já contabilizou 4.862 focos de queimadas. A Enel alerta que o período mais crítico está por vir, com tendência de aumento nas ocorrências nos próximos meses, como observado nos anos anteriores.

O calor, a baixa umidade e a ação humana são os principais fatores para as queimadas. Com foco na segurança da população e na qualidade do fornecimento, a Enel alerta sobre os riscos de incêndios nas proximidades da rede elétrica, já que o fogo próximo à fiação pode causar curtos-circuitos, danos estruturais e desligamentos, impactando diretamente no abastecimento de energia. Além disso, as queimadas ocasionam riscos para a segurança da população e danos ao meio ambiente.

Para prevenir o impacto das queimadas nas redes elétricas e no abastecimento de energia para os clientes, a Enel monitora, em tempo real, 24 horas por dia, os focos de queimadas em todo o estado. O monitoramento é realizado pelo Centro de Operações a partir de imagens de satélite, com dados fornecidos em tempo real pela Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.

Regiões mais afetadas

As macrorregiões mais impactadas em 2024 foram Centro-Norte (7.365), Centro-Sul (4.886 focos), Norte (4.827) e Sul (3.661). Em áreas urbanas, os incêndios são mais comuns em terrenos baldios com vegetação seca e acúmulo de lixo. A Enel reforça que a limpeza dos lotes e o descarte adequado de resíduos são fundamentais para prevenir focos de incêndio.

A empresa orienta que nenhuma queima seja feita próxima à rede elétrica, mesmo que pareça pequena. As consequências podem ser graves, com danos a equipamentos, desligamentos e até acidentes com risco à vida.

Algumas dicas importantes são:

  • Não jogue cigarros nem fósforos às margens das rodovias.
  • Não faça queimadas para limpeza de terreno ou para destruição de lixo.
  • Não queime o lixo doméstico. Opte sempre pelo descarte no lugar adequado. Um pequeno foco de incêndio pode se alastrar, dependendo das condições climáticas e da vegetação no local.
  • Não solte balões. É crime e pode provocar acidentes aéreos e incêndios.
  • Não solte pipas próximo a linhas de transmissão, pois essas instalações são energizadas em alta-tensão.
  • Ao notar fumaça suspeita ou foco de incêndio, informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).