Connect with us

Igreja

Festival Halleluya anuncia novo acesso de trânsito e plano operacional com foco em segurança e inclusão

Published

on

A organização do Festival Halleluya 2025, em coletiva de imprensa conjunta com órgãos municipais e estaduais, anunciou importantes medidas de mobilidade, segurança, acessibilidade e infraestrutura para a realização do evento, que acontece nos próximos dias, de 23 a 27 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza. A coletiva ocorreu na manhã desta segunda-feira, 14.

Entre as principais novidades está a implantação de uma terceira via de acesso ao evento, com acesso localizado na Rua Antônio Ferreira, nas proximidades da Avenida Silas Munguba, no bairro Parangaba. A via, antes exclusiva para pedestres, será alargada e adaptada para permitir o tráfego de veículos, com o objetivo de desafogar o trânsito no entorno do CEU e facilitar o fluxo de chegada e saída do público.
A coletiva também apresentou o Espaço Girassol, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, que terá uma área adaptada dentro do festival para o acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências, promovendo um ambiente mais acessível e inclusivo.

Mobilidade urbana

A Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) reforçará o sistema de transporte coletivo com a ativação da linha especial Parangaba I Halleluya I Castelão (947), e disponibilizará 20 ônibus reservas, com quatro veículos em operação por noite. Além disso, a frota regular será mantida com 1.416 veículos em dias úteis, 973 aos sábados e 473 aos domingos.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) terá um efetivo de 200 agentes atuando diariamente, com foco na organização do tráfego, segurança viária e fiscalização de estacionamento irregular nas Avenidas Alberto Craveiro e Silas Munguba, além das ruas adjacentes Corumbá, Antônio Ferreira e Antônio Farias. Redutores de velocidade serão instalados nas entradas principais do CEU para garantir travessias seguras e fluidez no trânsito.

Segurança pública

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) contará com 80 agentes, divididos entre patrulhamento a pé, em viaturas e motopatrulhamento. A Secretaria da Segurança Cidadã disponibilizará sistema de videomonitoramento com o intuito de ampliar a vigilância no entorno do evento e oferecer apoio às demais forças de segurança.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) disponibilizará um contingente de 117 policiais por dia, incluindo 88 agentes a pé, duas equipes e três patrulhas do CPRaio, além de viaturas e patrulhamento montado do RPMONT.
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) participará com plantões nas delegacias especializadas da região e com o estande institucional “Meu Celular”, onde o público poderá cadastrar seus aparelhos no sistema de rastreamento, registrar Boletins de Ocorrência e receber orientações. A Operação Égide também atuará no perímetro do evento com patrulhamento ostensivo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará estará presente com quatro viaturas de comando, combate e resgate, além de uma equipe técnica de vistoria para garantir a segurança estrutural do evento.

Fiscalização

A Agefis (Agência de Fiscalização de Fortaleza) apresentará plano especial para garantir a ordem no comércio ambulante e a manutenção das condições sanitárias, com 77 fiscais de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária e 100 profissionais terceirizados.

Hemoce

Em mais um ano, as pessoas poderão fazer doação de sangue e cadastro de medula óssea durante os cinco dias de evento, no stand montado pelo Hemoce na Arena Halleluya.