Connect with us

Notícias

Grávidas e puérperas devem consultar médico antes de decidir por tomar vacina contra a Covid-19, orienta obstetra

Published

on

Quais as orientações pra puérperas e gestantes sobre tomar ou não a vacina? Essa é uma dúvida de milhares de mulheres que estão grávidas ou que recentemente tiveram seus filhos. Até o momento, a Organização Mundial de Saúde não aconselha que grávidas sejam vacinadas. A orientação se baseia em falta de dados e não em evidências de que a gestante possa ter problemas com a vacina.

De acordo com o Ministério da Saúde, a segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nos grupos de gestantes, puérperas e lactantes. A recomendação é que a mulher busque informações e converse com seu médico para decidir qual a melhor opção, como explica a obstetra e ginecologista Mayna Moura. “Todas as informações devem ser discutidas com o médico, obstetra que acompanha essa acompanha essa gestante para informar, tirar as suas dúvidas. E assim, munidas de informação completa e atualizada tomar a decisão mais acertada pesando os riscos e os benefícios”, esclarece.

A obstetra ainda destaca que gestantes e puérpera já recebem algumas vacinas como parte do calendário vacinal, como a imunização contra o tétano e a gripe. Essas vacinas, pontua ela, são de feitas com tecnologia às da fabricação das vacinas contra a Covid-19 atualmente disponibilizadas no Brasil, “então, por analogia, as gestantes podem sim tomas a vacina contra o coronavírus”, conclui Mayna.

A ginecologista ainda alerta que as gestantes e puérperas fazem parte do grupo de risco da Covid-19, pois em casos de contaminação são pacientes potencialmente mais graves que outros, podendo ter a própria saúde comprometida como também a do bebê.

Por Rebeca Quirino

*Imagem de capa: Internet

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.