Connect with us

Notícias

Enel Distribuição Ceará alerta sobre situações de risco com energia elétrica no Carnaval

Published

on

Carnaval é uma época de comemoração, de muitas festas e brincadeiras. Quando a folia começa, seja em casa, praia ou na rua, alguns cuidados básicos precisam ser tomados. É necessário ter muita atenção, por exemplo, com energia elétrica.  Uma das situações é o cuidado com paredões de sons. Muito comum nas praias do Ceará, ao mesmo tempo em que animam os foliões com músicas de todos os estilos, podem ser palco de graves acidentes. Com frequência se veem pessoas empolgadas dançando sobre eles. Por isso, a Enel orienta que se evite fazer algo semelhante. Além de queda, que pode ser fatal, o folião corre o risco de tocar em fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque.

Postes abalroados, que não são comuns somente no período do Carnaval, é outro cuidado que os foliões devem ter, especialmente em função da bebida alcoólica, esse tipo de acidente pode até levar à morte do passageiro ou de pedestres.

A companhia alerta também sobre as ligações clandestinas, em praças ou residências durante o Carnaval. O furto de energia causa acidentes, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia. O ideal é sempre procurar um profissional qualificado e pedir ligação provisória à distribuidora.

Evitar o uso exagerado dos benjamins ou “Tês” para ligar cargas extras principalmente nas áreas de lazer de casas de praias e/ou sertão, causando sobrecarga, aquecimento, rompimento de isolamento, curto-circuito e princípio de incêndio.

Verificar o estado  de conservação dos equipamentos com carcaça metálica tais como, máquina de lavar roupa, geladeiras e freezers instalados em locais alagados ou úmidos sem o sistema de aterramento, pois, podem causar choque elétrico que dependendo da intensidade e do tempo de exposição da corrente podem causa a morte. Importante lembrar que nesses casos a principal providencia é imediatamente desligar a chave geral ou o disjuntor da instalação e após fazer os primeiros socorros da vítima.

Além desses temas, a Enel orienta também o cuidado com as chuvas neste período. Evitar ficar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais são algumas orientações que os foliões devem ter neste período. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel registrou, só em janeiro deste ano, mais de 42 mil raios no Ceará. O município mais atingido foi Granja (2.007), seguido por Santa Quitéria (1.974), Ipueiras (1.555), Crateús (1.512) e Sobral (1.310). Cerca de 71% dos raios foram registrados na região Norte do estado.

E não esqueça: prevenção é a melhor combinação para carnaval com segurança. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.eneldistribuicao.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbrasil) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

 

Foto de capa: ilustrativa

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile