Notícias
Artigo de opinião – Valéria Bastos
Em tempos de pandemia é aconselhável pedir empréstimos aos bancos enquanto sai a restituição do IR?
Quem está com dificuldades financeiras em decorrência da pandemia pode até pensar que é uma boa alternativa. Mas, primeiro: tem que se assegurar que fez oda declaração tosa correta e por isso não cairá na malha fina; segundo: terá que pagar juros mensais ao banco até o dinheiro do imposto ser pago, provavelmente, entre maio e setembro; terceiro: certifica-se do percentual de juros cobrados pela instituição financeira. Mas, já adianto, pedir empréstimos é sempre uma decisão a ser pensada com muita cautelar, por que as taxas de juros do país, a famosa Selic está atualmente a 3% ao ano.
Mas, se houver uma necessidade familiar maior, pode-se se pensar em fazer o empréstimo enquanto o governo não paga a restituição, agora, preste a atenção as taxas cobradas, pois cada banco tem taxas próprias e podem variar entre 1.49% a 1,79% ao mês, isso pode parecer pouco, mas não é bem assim!!!
Quer saber mais sobre dicas de educação financeira e investimentos? Manda uma mensagem pelo WhatsApp 85 99848-78 06 ou instagram @mindsetempreendedor.
Por Valéria Bastos