Connect with us

Notícias

IPTU deve ser pago à vista com desconto ou parcelado? Entenda qual a melhor opção

Published

on

O início de ano é sempre um período de muitos gastos, dentre esses está o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O cidadão tem a opção de pagar à vista, com desconto, ou parcelar. O IPTU é cobrado anualmente, porém muitos ainda não se programam com antecedência para que o gasto não comprometa o orçamento familiar.

Sem o planejamento, o imposto se somada a outros gastos que surgem no início do ano, como IPVA, matrícula e material escolar, seguros entre outros. O Presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará, Ricardo Coimbra, orienta sobre como se planejar financeiramente para o pagamento do IPTU. “Pelo fato de o IPTU ser um pagamento anualizado é interessante que as pessoas se planejem, se organizem anualmente para a previsibilidade desse valor. Visto que, se você já está no imóvel a algum tempo, já tem ideia de quanto será o IPTU do período subsequente com base no IPTU pago no ano corrente”, disse o economista.

O presidente ainda explica que o contribuinte deve avaliar qual a melhor opção de pagamento, à vista ou parcelado, a partir da situação financeira em que se encontra. Para quem se encontra com dívidas, Ricardo orienta que se opte pelo parcelamento, tendo em vista que a antecipação do pagamento pode comprometer o orçamento e dificultar a quitação de outras contas. Para quem está com as contas em dia, o presidente afirma que o pagamento à vista é uma boa opção, tendo em vista o desconto recebido.

Em Fortaleza, os contribuintes terão oportunidade de pagar o IPTU em cota única com três opções de desconto, 8%, 6% e 4%, com vencimento no quinto dia útil dos meses de fevereiro, março e abril, respectivamente. Quem optar pelo parcelamento do imposto poderá fazê-lo em até 11 vezes, devendo cada parcela ter o valor mínimo de R$ 61,71, também com vencimento no quinto dia útil de cada mês. Os boletos da 2ª e 3ª cota única e, demais parcelas, deverão ser retirados no site da Sefin.

 

Por Rebeca Quirino

 

*Imagem de capa: Internet

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sair da versão mobile