Notícias
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara não registra infecções de trato urinário há 8 meses
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) permanece há oito meses sem casos de infecção de trato urinário associada a cateter, usado para facilitar a saída de urina, na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O resultado positivo é consequência da alta adesão dos profissionais da saúde aos protocolos de boas práticas em prevenção de infecções com os pacientes da unidade.
A coordenadora de enfermagem da UTI Adulto, Luciana Veras do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, explica que os resultados alcançados pela unidade estão associados às boas práticas no local, sendo a principal a visita multidisciplinar diária onde é avaliada a possibilidade de retirada do cateter, pois a permanência do mesmo é uma das causas das infecções. Além dessa avaliação, Luciana cita outras práticas que colaboraram para que os casos de infecções de trato urinário associadas a cateter foram zerados.
“Fixar adequadamente esse cateter e deixar sempre o fluxo para a bolsa coletora desobstruído. A bolsa deve ter o volume máximo de dois terços de sua capacidade, se deve manter a bolsa coletora à 10 centímetros do chão e a higiene íntima deve ser diária ou feita sempre que necessário”, afirmou.
O Hospital conta com uma Comissão de Segurança do Paciente formada por equipe multidisciplinar do hospital — que se reúne a cada 15 dias para avaliar, discutir desafios e definir propostas para melhoria de protocolos e ações adotadas entre os setores envolvidos.
Por Rebeca Quirino
*Imagem de capa: Internet