Notícias
MPCE lança programa com foco na saúde mental de crianças e adolescentes na prevenção do suicídio
Na próxima sexta-feira (12), haverá o lançamento oficial do Programa Vidas Preservadas: o Ministério Público e a sociedade pela prevenção do suicídio. Neste ano, as atividades serão voltadas para a saúde mental de crianças e adolescentes. O evento será transmitido pelo canal do Ministério Público no youtube, das 9h às 11h30 e terá tradução simultânea em LIBRAS.
Na ocasião, serão discutidos temas relativos à saúde mental dos adolescentes, especialmente no contexto da pandemia; a adesão dos municípios cearenses ao vidas preservadas 2021 e atividades desenvolvidas pelo Unicef para proteger o público alvo da campanha. O promotor de Justiça e coordenador do Programa Vidas Preservadas, Hugo Porto, explica como o programa atuará em meio à pandemia. “O Programa Vidas Preservadas, em 2021, vai com a rede de parceiros estender para o interior e capital as articulações para capacitações quanto para a indução de políticas públicas. Diante das restrições causadas pela pandemia, as ações serão preferencialmente virtuais”, disse.
O Programa “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio” foi criado em 2018 pelo Ministério Público do Estado do Ceará por intermédio dos Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJ), do Meio Ambiente (CAOMACE), da Cidadania (CAOCIDADANIA) e Criminal (CAOCRIM). O objetivo é promover, com o apoio indispensável dos parceiros, uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense.
Por Rebeca Quirino
*Imagem de capa: Internet