Connect with us

Blog

7ª Bienal de Dança De Par Em Par promove conversa sobre historiografia da dança

Published

on

No dia 28 de abril, nove pesquisadores de história da dança se encontram para o lançamento oficial da rede CoreoHistória. Eles participam da mesa-redonda “História da Dança: Pedagogias Possíveis”, às 19h30, no canal da Bienal Internacional de Dança do Ceará no YouTube. Aberta a todos os interessados, especialmente profissionais, professores, estudantes e pesquisadores de dança, a mesa-redonda acontece na véspera do Dia Internacional da Dança, que se comemora em 29 de abril.

Realizada em parceria com a 7ª Bienal de Dança do Ceará / De Par Em Par, a ação marca o lançamento oficial da rede de pesquisadores criada a partir do seminário IDA-E-VOLTA, realizado na Bienal de 2016, ano do programa “Danse: Brésil-France”, que também resultou no livro “Dança, História, Ensino e Pesquisa”.

Que histórias da dança são ensinadas? Como se ensina história da dança? Onde se aprende história da dança? São perguntas que iniciam o debate, que visa discutir as várias possibilidades pedagógicas para o ensino da história da dança. Participam da mesa-redonda professores de diversas instituições do Brasil. São eles: Airton Tomazzoni, Arnaldo Alvarenga (UFMG), Arnaldo Siqueira (UFPE), Beatriz Cerbino (UFF), Cássia Navas (UNICAMP), Eliana Rodrigues (UFBa), Henrique Rochelle (USP), Luciana Paludo (UFRGS) e Rosa Primo (UFC) que, juntamente com Leonel Brum (UFC), são fundadores da rede CoreoHistória.

 

BIENAL DE PAR EM PAR

Esta edição da Bienal Dança / De Par Em Par teve início em março deste ano com a realização do Seminário TEPe e a mostra de videodança Redes Confluentes, tudo realizado de forma online transmitido no canal da Bienal de Dança no Youtube. Esta edição contará ainda, em data a confirmar, com apresentações ao vivo de espetáculos com transmissão em realidade virtual.

A 7ª Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel. Apoio: Lei Aldir Blanc (Governo do Estado do Ceará/ Secult-CE, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secultfor, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal), Consulado Geral da França para o Nordeste. Parceria: Quitanda Soluções Criativas e Fiocruz Ceará. Apoio institucional: Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes. Realização: Indústria da Dança e Proarte.

Por Rebeca Quirino

*Imagem de capa: internet

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 FM Dom Bosco - Produzido internamente pelo Núcleo de Marketing da FM DOM BOSCO