Blog
7ª Bienal de Dança De Par Em Par promove conversa sobre historiografia da dança
No dia 28 de abril, nove pesquisadores de história da dança se encontram para o lançamento oficial da rede CoreoHistória. Eles participam da mesa-redonda “História da Dança: Pedagogias Possíveis”, às 19h30, no canal da Bienal Internacional de Dança do Ceará no YouTube. Aberta a todos os interessados, especialmente profissionais, professores, estudantes e pesquisadores de dança, a mesa-redonda acontece na véspera do Dia Internacional da Dança, que se comemora em 29 de abril.
Realizada em parceria com a 7ª Bienal de Dança do Ceará / De Par Em Par, a ação marca o lançamento oficial da rede de pesquisadores criada a partir do seminário IDA-E-VOLTA, realizado na Bienal de 2016, ano do programa “Danse: Brésil-France”, que também resultou no livro “Dança, História, Ensino e Pesquisa”.
Que histórias da dança são ensinadas? Como se ensina história da dança? Onde se aprende história da dança? São perguntas que iniciam o debate, que visa discutir as várias possibilidades pedagógicas para o ensino da história da dança. Participam da mesa-redonda professores de diversas instituições do Brasil. São eles: Airton Tomazzoni, Arnaldo Alvarenga (UFMG), Arnaldo Siqueira (UFPE), Beatriz Cerbino (UFF), Cássia Navas (UNICAMP), Eliana Rodrigues (UFBa), Henrique Rochelle (USP), Luciana Paludo (UFRGS) e Rosa Primo (UFC) que, juntamente com Leonel Brum (UFC), são fundadores da rede CoreoHistória.
BIENAL DE PAR EM PAR
Esta edição da Bienal Dança / De Par Em Par teve início em março deste ano com a realização do Seminário TEPe e a mostra de videodança Redes Confluentes, tudo realizado de forma online transmitido no canal da Bienal de Dança no Youtube. Esta edição contará ainda, em data a confirmar, com apresentações ao vivo de espetáculos com transmissão em realidade virtual.
A 7ª Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel. Apoio: Lei Aldir Blanc (Governo do Estado do Ceará/ Secult-CE, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secultfor, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal), Consulado Geral da França para o Nordeste. Parceria: Quitanda Soluções Criativas e Fiocruz Ceará. Apoio institucional: Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes. Realização: Indústria da Dança e Proarte.
Por Rebeca Quirino
*Imagem de capa: internet