Connect with us

Blog

Setembro Amarelo busca prevenir o suicídio

Published

on

A campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas sobre a relevância dos cuidados com a saúde mental, como também previnir o suicídio. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha permanece durante todo o mês. 

“A visibilidade que a campanha oferece é de extrema importância. Contudo, é necessário, também, termos a consciência da nossa responsabilidade enquanto profissionais da saúde e sociedade civil para o cuidado contínuo em saúde mental. É importante ter o fortalecimento da rede de atenção e a oferta de uma assistência integral às necessidades de quem sofre com as aflições da mente,  uma dor tão intensa e que deve ser acolhida”, alerta a psicóloga Marina Teófilo, do Centro de Oncologia e Hematologia (Oncovie).

 

Números

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 32 pessoas se suicidam, por dia, no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta maior causa de morte precedido de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Os homens registraram mais que o dobro do número de mulheres que tiram a própria vida. O relatório apontou que, a cada 100 mil mortes, 12,6 são homens e 5,4 são mulheres vítimas de suicídio. 

Por ano, no país, são registrados em torno de 12 mil suicídios e mais de um milhão no mundo. Somente em 2019, segundo a organização, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, o que representa uma pessoa a cada 100 mortes. 

 

Fatores de risco que podem levar ao suicídio

 

De acordo com os especialistas, alguns fatores podem ser perigosos para induzir o indivíduo a cometer suicídio, mas não há uma única causa. Alguns deles são:

 

• Uso de álcool e drogas;

• Desesperança e desespero: a busca pelo sentido existencial, razão para viver;

• Isolamento social, ausência de amigos íntimos;

• Ter acesso a meios letais;

• Impulsividade.

Por Rebeca Quirino

Imagem de capa: internet

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 FM Dom Bosco - Produzido internamente pelo Núcleo de Marketing da FM DOM BOSCO