Connect with us

Fortaleza

UPA Praia do Futuro atende quase 10 vezes mais casos de ferimentos causados por caravelas

Published

on

De julho a agosto deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Praia do Futuro, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), registrou um aumento de quase dez vezes nos atendimentos de pacientes feridos por caravelas-portuguesas — animais que apresentam bolsa de cor púrpura ou azulada e que pertencem ao mesmo grupo das águas-vivas.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da unidade, Ismênia Marques, em um período de menor reprodução da espécie, a unidade atende, em média, cinco ocorrências por mês. De julho a agosto deste ano, o equipamento de saúde chegou a registrar 50 casos. “Somente no último domingo de agosto, foram 20 ocorrências”, diz.

No Ceará, a maior frequência de caravelas ocorre no segundo semestre, período de ventos fortes que faz com que elas sejam transportadas até a faixa de areia. Com a aparição cada vez maior dos bichos na praia, também causada pelo aquecimento global e pela pesca predatória, que retira organismos competidores do ecossistema, aumenta-se o número de banhistas atingidos pelos animais.

Além de possuir uma região de praia mais extensa, a Praia do Futuro, em Fortaleza, tem um grande fluxo de pessoas, o que promove um maior risco de acidentes. Até outubro, mês de pico das ventanias, a UPA Praia do Futuro se prepara para receber mais demandas deste tipo.

Por Rebeca Quirino

Imagem de capa: internet

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 FM Dom Bosco - Produzido internamente pelo Núcleo de Marketing da FM DOM BOSCO