Connect with us

Notícias

Curso de Formação de Defensores Populares de Direitos Humanos chega ao módulo II com realização de live

Published

on

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), através da Escola Popular de Educação em Direitos Humanos (EPEDH), em parceria com Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza e do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), realizam nesta quarta-feira, 29 de setembro, a partir das 18h, a live DIREITOS HUMANOS, EXPERIÊNCIAS E QUESTÕES CENTRAIS. A aula remota pertence ao módulo II do Curso de Formação de Defensores Populares de Direitos Humanos e acontecerá via Google Meet.

O curso está estruturado em três módulos. Ao final de cada módulo, será realizada uma live pelas professoras/res mediadoras/res correspondentes. Os conteúdos das três aulas do módulo II foram planejados, mediados e promovidos pela professora Isabelle de Castro Maciel, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, que articula o tema Direitos Humanos, legislações, políticas públicas e instâncias políticas democráticas: conhecendo casos exemplares; pela professora Aline B. Lima, do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), que media debate acerca dos Direitos Humanos, das lutas urbanas e dos movimentos sociais: experiências, desafios e questões centrais; e pelo professor Cláudio Silva, do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), que promove discussão acerca do autoritarismo, da democracia e dos direitos humanos: desafios e questões centrais. O momento também contará com a professora Dra. Rosângela Ribeiro da Silva, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que debate sobre Capitalismo, colonialidade e patrimonialismo: desafios e questões centrais aos direitos humanos, conteúdo relacionado à grade temática do módulo I do curso. Confirmou presença a vereadora Larissa Gaspar, vereadora (PT) e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza.

No módulo II, os mediadores parceiros optaram por trabalhar com o recurso do audiovisual.  Cada uma das três aulas previstas para o módulo foi tematizada e subdividida. Defensores de direitos interlocutores foram convidados a participar, gravando depoimentos e exposições de conteúdo a partir de entrevistas com roteiro semiestruturado, além das duas mediadoras e do mediador responsáveis pelo módulo terem produzidos suas próprias aulas expositivas. Na abertura do módulo, um vídeo apresenta as professoras e o professor participantes responsáveis pela mediação da aprendizagem do módulo.

A aula I traz como interlocutores Daniella Alencar Matias, que debate sobre o contexto de construção das desigualdades de gênero e as violências contra as mulheres.  Os instrumentos legais de enfrentamento à violência. Estudos de casos. Rede de Acolhimento para mulheres em situação de violência. Políticas públicas de enfrentamento às desigualdades de gênero; Martha Lisiane A. Cavalcante, que desenvolve sobre conceitos básicos e casos judiciais emblemáticos. Debate ainda sobre igualdade e não discriminação na perspectiva do sistema interamericano de direitos humanos e do ordenamento jurídico do Brasil; Frei Nailson Antônio Neo da Silva, que reflete sobre a necessidade de se reconhecer a população em situação de rua como sujeito de direitos com vista a acessar políticas públicas para superação da vulnerabilidade social, da invisibilidade e do preconceito; Cristiano Pereira, o Nick, que debate sobre o contexto de construção das políticas de promoção da igualdade racial no Brasil apontando as lutas do movimento negro. Debateremos sobre o caso da bicicleta furtada no Rio de Janeiro, o caso do Carrefour e o caso do terreiro de candomblé destruído no Ceará, além de promover reflexões sobre o pertencimento étnico.

Já nas aulas dois e três serão  apresentadas as noções básicas sobre direitos humanos, legislações, políticas públicas, lutas urbanas e movimentos sociais, autoritarismo e democracia. Todo o conteúdo é pautado em pontos teóricos e práticos, visando entender as principais questões, casos e experiências de cada tópico abordado.

Serviço:

Live aula remota do MÓDULO II – DIREITOS HUMANOS, EXPERIÊNCIAS E QUESTÕES CENTRAIS, com a professora Dra. Rosângela Ribeiro da Silva – UNILAB; a professora Isabelle de Castro Maciel, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza; a professora Aline B. Lima e o Professor Cláudio Silva, do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), e presença da vereadora Larissa Gaspar, presidenta da Comissão DH da Câmara, via Google Meet.

QUARTA, 29 de setembro, das 18h às 20h

 

Para mais informações:

facebook: centroherbertdesouza

Instagram: @cdvhs.ce

defensoresdh.cdvhs@gmail.com

(85) 3497-2162

(88) 9.9498-8580

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 FM Dom Bosco - Produzido internamente pelo Núcleo de Marketing da FM DOM BOSCO