Legado
Crianças e adolescentes de acolhimentos institucionais podem ser apadrinhados
A população em situação de rua de Fortaleza está recebendo cursos de capacitação profissional em áreas como Serviços automotivos, Barbeiro, Cabeleireiro unissex, Mecânico de motos e Bombeiro hidráulico. As aulas são realizadas no Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua, que oferta serviços de higiene pessoal, lavanderia, oficinas socioeducativas, espaço de leitura, atendimento técnico e refeições. A ação, desenvolvida pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) desde maio, tem como objetivo incentivar a superação da condição de vulnerabilidade desse público.
Cada curso tem a participação média de 20 pessoas e uma carga horária de 100 horas, subdividida em dois módulos: empreendedorismo e módulo específico. Everbana Alves dos Santos vive em situação de rua e é uma das alunas do curso de Bombeiro hidráulico, que está em andamento até o próximo dia 02 de novembro.
Após a finalização dos cursos, serão ofertados – por meio de sorteio – dois kits para cada modalidade, contendo insumos necessários para que os alunos possam trabalhar na área de conhecimento escolhida, além dos certificados. Quanto aos critérios de participação no sorteio, será analisada a assiduidade na aula, a participação e o bom desenvolvimento do aluno.
O Centro de Convivência para População em Situação de Rua é um equipamento da SDHDS e tem seus serviços executados pelo Instituto Maria da Hora. O local oferece espaço de convivência e serviços como acolhida, atividades culturais e de sociabilidade, encaminhamento a rede de serviços, higienização, lavagem de roupas e alimentação.
Serviço
Centro de Convivência para População em Situação de Rua
Endereço: Dom Manuel, 720 – Centro
Telefone: (85) 9 8880.3061
Funcionamento geral:
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h / 13h às 19h
Sábado e domingo: 8h às 12h
Por Rebeca Quirino
Imagem de capa: Internet