Blog
Enel Ceará dá dicas de economia e segurança para os dias de carnaval
Após dois anos sem grandes comemorações dos tradicionais festejos carnavalescos devido à pandemia, os cearenses celebram, enfim, a volta dos eventos de carnaval. Porém preparar um ambiente para receber essa comemoração é uma tarefa que requer muitos cuidados, principalmente com rede elétrica. Para evitar situações de riscos para a população, a Enel Distribuição Ceará traz algumas dicas para todos possam curtir suas comemorações em segurança.
É importante estar sempre atento ao realizar essas atividades tanto na rua, como também dentro de casa. Além do grande potencial de risco que existe no contato entre objetos e a rede elétrica, ações como sobrecarga de tomadas e ligações de energia mal feitas também podem causar acidentes. Para curtir as festas de carnaval com segurança e muitas brincadeiras, é importante ficar atento a todas as dicas e cuidados na hora de organizar sua celebração, afinal, o contato com energia elétrica pode ser falta.
Ao decorar praças e ruas, os postes e outros equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados como suportes para afixar faixas e enfeites. Árvores e muros são mais seguros nessas situações, mas é importante ter cuidado redobrado ao manipular materiais como barras de metal, andaimes, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos, escadas e outros objetos metálicos próximos à rede elétrica. Objetos arremessados ou em contato com a rede elétrica podem causar choque elétrico e até levar a morte.
Na hora de escolher os enfeites, o ideal é optar por adereços feitos com material isolante, como isopor ou borracha, pois os demais materiais podem aumentar o risco de choques elétricos em caso de contato com a rede. Nas ligações internas de barracas ou até mesmo dentro de casa, devem ser evitados o uso de “T”s, gambiarras e emendas mal feitas, que podem superaquecer e causar curto circuito.
Montagens e instalações elétricas
Barracas, arquibancadas, palanques e palcos devem ser montados a uma distância segura da rede elétrica, no mínimo dois metros. Também é recomendado que esse trabalho seja feito por um profissional habilitado, que pode executar a montagem com mais segurança, evitando toques acidentais em fios de energia, por exemplo. Vale reforçar também a necessidade de autorização das autoridades competentes para a realização dessas comemorações.
Outro ponto importante e que precisa de bastante atenção é no momento de fazer as ligações elétricas de quaisquer tipos, sejam em barracas, palcos ou outras estruturas. Nesses casos, os responsáveis devem fazer um levantamento da carga necessária com antecedência e acionar a Enel Ceará, que fica responsável por instalar a medicação provisória no local.
Após esse passo, a empresa orienta que, para levar energia da medição aos pontos necessários, os responsáveis devem contratar profissionais habilitados, de forma que as instalações sejam feitas corretamente e em segurança. Vale ressaltar que essas ligações não podem ser feitas diretamente da rede. Além de ser crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações clandestinas podem causar acidentes com a população e também gerar sobrecarga na rede elétrica, prejudicando o fornecimento de energia e a segurança de todos.
Paredões de som
A Enel Ceará também reforça que em relação ao “paredão de som”, aparelho bastante comum na folia dos cearenses, o cuidado deve ser redobrado, pois pode causar acidentes sérios. Além das ocorrências de quedas desses equipamentos, a distribuidora reforça que, quando estacionados próximos à rede elétrica, o perigo é ainda maior, pois há perigos com choques e até riscos de incêndios.
Em caso de acidente
– O local deve ser isolado para que não haja a aproximação de outras pessoas;
– A Enel Ceará deve ser acionada imediatamente por meio do número 0800 285 0196, além do Corpo de Bombeiros, no número 193, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no número 192;
– Não se deve tocar em objetos ou pessoas que estejam em contato com a rede elétrica para evitar novos acidentes;
– Em casos de fios partidos ou caídos ao solo, jamais tocá-los; o local deve ser isolado e a Enel Ceará deve ser acionada;
Cuidados fora de casa:
· Nunca toque em fios de energia caídos na rua. Caso encontre algum condutor partido, isole o local e entre em contato com a Enel por meio do 0800 285 0196.
· Em casos de descargas elétricas, não toque diretamente em uma pessoa que possa ter sido afetada por choque elétrico. O ideal é afastá-la do agente causador do choque com materiais não condutores secos, como uma corda, materiais de borracha, e acionar uma equipe da Enel além do socorro médico.
Cuidados dentro de casa:
· Utilize protetores nas tomadas, principalmente se houver crianças em casa.
· Para evitar choque, não utilize eletrodomésticos com as mãos molhadas.
· Não coloque objetos metálicos, como grampos ou clipes nas tomadas, nem dentro de aparelhos que usam eletricidade.
· Só limpe equipamentos elétricos após desligá-los da tomada.
· Equipamentos eletrônicos sensíveis, como computadores, precisam de estabilizadores de tensão.
· Não ligue vários aparelhos na mesma tomada e procure evitar o uso de adaptadores.
· Antes de ligar aparelhos elétricos, verifique se a sua tensão está de acordo com a fornecida pela concessionária.
· Fios desencapados provocam choques, curto-circuito e, às vezes, incêndios.
· Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também pode causar incêndios.
· Se os galhos das árvores estiverem próximos da rede elétrica é perigoso cortá-los por conta própria. Para evitar acidentes, o certo é chamar a Enel para fazer a poda.
· Antes de trocar uma lâmpada, não confie no desligamento apenas do interruptor, desligue a chave geral e ilumine bem o local com lanterna ou vela. Além disso, segure sempre pelo vidro e nunca toque nas partes metálicas da lâmpada ou do soquete.
· Ao instalar ou realizar manutenção em antena de TV no telhado, tenha cuidado para que ela não toque na rede elétrica, provocando choques graves. Para evitar acidentes, o certo é chamar um profissional habilitado para fazer a instalação.
*Fonte: Enel
*Imagem de capa: Internet