Fortaleza
Museu da Imagem e do Som do Ceará está com inscrições abertas para curso sobre pesquisa em artes
O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque está com inscrições abertas para o curso gratuito “Laboratório de fuga: travessias de pesquisa”, que será ministrado por Érica Oliveira e Ana Paula Vieira. A formação tem carga horária de 60h/a e acontecerá no período de 15 de março a 29 de abril, às quartas, sextas e sábados, das 15h às 18h30, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). É possível se inscrever até dia 10/03 neste Formulário. O curso foi selecionado pelo OCUPA MIS, edital de ocupação lançado pelo Museu ano passado e que oferece, ao todo, 275 vagas em atividades de formação em áreas artísticas diversas. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.
Laboratório de fuga: travessias de pesquisa
O objetivo geral da formação é promover um espaço de discussão e de experimentação da pesquisa em artes. Ao levantar a ideia da fuga como possibilidade metodológica, o curso pretende desenvolver um espaço de invenção de métodos na pesquisa em artes. O foco é a tematização dos próprios modos de formular a investigação artística, seja aquela que se desenrola como processo de criação, seja aquela que atua na escrita teórico-crítica. Esta formação parte da percepção de uma demanda crescente por repertórios e debates sobre formas de se fazer pesquisa, tanto por pessoas que querem pleitear espaços institucionais (universidade, laboratórios de criação, editais culturais e tantos outros) quanto por quem almeja desdobrar investigações independentes. Há um desejo de dupla via: permitir o manejo estratégico da escrita de projetos, ao mesmo tempo em que se desdobra um ambiente formativo que colabora para a compreensão do vínculo entre pesquisa, existência e desejo.
O curso é voltado para pessoas a partir de 16 anos, principalmente, artistas, estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores da cultura e demais pessoas interessadas nas discussões propostas. Estão sendo ofertadas 20 vagas e, de acordo com a política afirmativa do MIS, serão reservados 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência.
Sobre Érico Oliveira
Atua com educação, pesquisa e curadoria nos campos do cinema, do audiovisual e das artes visuais. Realizou Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM – Linha de Estudos do Cinema e do Audiovisual), em regime de cotutela com a Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (Études cinématographiques et audiovisuelles). É professor no Programa de Audiovisual da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE). Foi professor substituto (2019-2021) no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), com cursos ministrados no setor de escrita e de metodologia de pesquisa.
Sobre Ana Paula Vieira
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFC (PPGCom | UFC), na linha Fotografia e Audiovisual. Mestre em Artes (PPGArtes ICA | UFC), na linha Arte e Pensamento, e graduada em Cinema e Audiovisual (UFC). Integrante do Laboratório de Estudos e Experimentação em Audiovisual (LEEA-UFC). Coordenou o projeto Cinema no Brejo – Laboratório Rural de Formação e Experimentação Audiovisual, contemplado no Itaú Rumos (edição 2018/2019) e Mostra Cinema no Brejo: Cultivando Olhares, apoiada pela Lei Aldir Blanc 2020. Atualmente, é assistente da coordenação do Curso Básico em Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes.
SERVIÇO
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
- Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
- Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.
Laboratório de fuga: travessias de pesquisa
Com Érica Oliveira e Ana Paula Vieira
Data: 15 de março a 29 de abril, às quartas, sextas e sábados
Horário: 15h às 18h30
Local: sala multiuso (andar -1 do Anexo)
Inscrições: até dia 10/03 neste Formulário.
Vagas: 20*
Imagens: Deivson Teixeira