Igreja
Bispos cearenses apresentam Mensagem para as Eleições Municipais de 2024
Os bispos do Regional NE 1 reunidos em seu colegiado lançaram Mensagem para as Eleições Municipais de 2024. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) o Estado atingiu a marca de 6.940.465 eleitores e eleitoras aptos(as) a votarem no próximo pleito dia 6 de outubro. Em comparação ao último pleito, de 2022, houve um crescimento de quase 120 mil, segundo site do Tribunal.
Os dez municípios com mais eleitores do Estado somam 2.784 candidatos a vereadores, sendo que Fortaleza tem 767 registros de candidaturas. A lista dos 10 municípios fica com a seguinte composição: Fortaleza; Caucaia; Juazeiro do Norte; Maracanaú; Sobral; Itapipoca; Crato; Maranguape; Iguatu e Quixadá.
“A Igreja não pode e não deve assumir posições partidárias, nem mesmo condicionar, sob qualquer pretexto, as escolhas políticas dos cidadãos, ainda que seus filhos. Possui, contudo, o dever de formar-lhes a consciência, fornecendo-lhes os critérios necessários para que possam fazer um verdadeiro discernimento de consciência e possam realizar escolhas condizentes com a fé que professam, ainda que devam sempre considerar que a perfeição das realidades mundanas não é expectável para este tempo, dar-se-á, em plenitude, somente por ocasião da realização plena do Reino de Cristo, na Parusia”, pontuaram os bispos cearenses.
Foram abordados 5 pontos ao longo da Mensagem, sendo: 1 – O principio do bem comum; 2 – O principio da destinação universal dos bens; 3 – O principio da subsidiariedade; 4 – O principio de participação e 5 – O principio de solidariedade.
Leia a seguir o texto na íntegra ou faça download da mensagem: