Trânsito
AMC realiza ação educativa para motociclistas e distribui antenas corta-pipas
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) preparou uma série de ações neste mês em alusão ao Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho. A primeira atividade ocorrerá nesta quarta-feira (09/07) com a distribuição e aplicação de antenas corta-pipas, equipamento de proteção essencial para proteção da vida destes usuários. A mobilização teve início às 8h em frente ao Theatro José de Alencar.
O gerente de Educação para o Trânsito da AMC, Leonardo Leite, destaca que, embora seja uma atividade recreativa, a prática de soltar pipa com cerol ou linha chilena representa riscos significativos no trânsito, especialmente durante o período de férias escolares.
“É fundamental que haja consciência tanto por parte de quem manuseia as pipas quanto dos motociclistas, que podem se proteger com o uso da antena corta-pipa, um equipamento simples, de fácil instalação e que, mesmo não sendo obrigatório, pode evitar quedas e lesões graves”, orienta.
Durante a abordagem educativa, agentes e educadores de trânsito também dialogarão com os motociclistas e garupeiros sobre o respeito às normas de circulação, como os limites de velocidade e o uso correto do capacete e viseira.
Como funcionam as antenas corta-pipas
A antena corta-pipa é uma haste metálica com um gancho na extremidade, que protege motociclistas de linhas de pipa com cerol ou da chamada linha chilena, altamente cortantes. O equipamento rompe essas linhas antes que atinjam o condutor ou o passageiro, especialmente no pescoço, tórax e braços, regiões mais vulneráveis devido à ausência de proteção frontal nas motocicletas. Apesar de sua eficácia e simplicidade, muitos motociclistas ainda não utilizam o dispositivo.
Usuários mais vulneráveis
Os motociclistas são as principais vítimas de sinistros de trânsito em Fortaleza, correspondendo a 55% das mortes registradas em ruas e avenidas. Um levantamento da AMC aponta que 80% desses usuários são do sexo masculino. A faixa etária mais atingida é a de 30 a 59 anos, que responde por 56% dos casos.
Ao longo de julho, a AMC intensificará as ações voltadas aos usuários de motocicleta, com a intensificação de ações educativas em cruzamentos da cidade e novas turmas do curso de pilotagem segura, formação gratuita com inscrições abertas no site da AMC.
*Imagem de capa: Internet