Entrevista do dia
Mensagens que ferem a honra: as implicações legais da difamação no WhatsApp; confira entrevista
O Informativo Dom Bosco abordou na edição de hoje (29/07) um tema urgente e atual: as implicações legais das mensagens ofensivas em grupos de whatsapp. comentários discriminatórios, boatos, brincadeiras de mau gosto podem configurar crimes contra a honra – com consequências criminais e civis.
Um caso recente ocorrido em Fortaleza, envolveu o vazamento de um arquivo pdf de 37 páginas que viralizou entre grupos de corrida de Fortaleza. O documento reúne uma conversa de whatsapp vazada entre quatro amigos – três homens e uma mulher – fazendo uma série de comentários negativos sobre corpos e atitudes de influenciadores, clientes, funcionários e membros de outras assessorias esportivas que atuam na avenida Beira-mar.
O texto do relatório revela “fofocas, comentários maldosos e que faltam respeito com muitas pessoas, inclusive com fotos e áudios”. Na conversa, há prints de diversos atletas amadores, mulheres e homens, que são alvo de ataques sobretudo quanto à aparência física ou ao desempenho atlético.
Esse foi o tema da entrevista de hoje do Informativo Dom Bosco, apresentado pela jornalista Roberta Farias, que conversou com o advogado criminalista, Lucas Conrado, que abordou sobre as consequências jurídicas nesses casos.
Acompanhe, na íntegra, a entrevista: