Cultura
Festival Nordestino de Teatro terá programação em Guaramiranga e Baturité a partir do dia 13/09

De 13 a 20 de setembro, o Festival Nordestino de Teatro (FNT) transformará Guaramiranga no epicentro das artes cênicas do Nordeste com a realização da 31ª edição do evento. Entre as mostras que serão realizadas está a Mostra Palco Ceará que levará a espaços das cidades de Guaramiranga e Baturité espetáculos de grupos teatrais e artistas de 11 cidades do Estado, valorizando ainda mais a expressão artística cearense.
Mostra Nordeste, Cenas Germinantes e FNT para Crianças são as outras mostras do festival, que também receberá espetáculos convidados e contará com intervenções artísticas, música, debates e ações formativas. As ações ocuparão ruas, praças, teatros e outros equipamentos de Guaramiranga e Baturité, totalizando 65 apresentações gratuitas, em uma semana de imersão no universo das artes cênicas. A abertura da 31ª edição do FNT será no dia 13, às 19h, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. O acesso é gratuito para todas as atividades.
O 31º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará – Rede Face. Conta com consultoria da Quitanda Soluções Criativas e parceria da Atos Percussivos, Grão de Guará, Prefeitura de Guaramiranga e SESC Ceará. Com o apoio cultural da Enel e apoio institucional do Mecenato Estadual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Secult Ceará), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Espetáculos da Mostra Palco Ceará
Para a Mostra Palco Ceará o festival recebeu 90 propostas de espetáculos de 24 cidades cearenses. A programação desta mostra conta com dez espetáculos selecionados, que se apresentarão em Guaramiranga, e dois convidados, que serão apresentados em Baturité. Em cena, obras que dialogam com diferentes linguagens teatrais valorizando o trabalho de artes cênicas desenvolvidos por artistas e grupos de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Varjota, Trairi, Quixeré, Arneiroz, Tauá, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Aquiraz.
O coordenador de curadoria da Mostra Palco Ceará, Magela Lima, destaca a diversidade e a qualidade das produções selecionadas, em sua maioria, do interior do estado. “Nesse universo de dez trabalhos, a gente tem montagens das mais variadas: de rua, de palco italiano, solo, com elenco, produções de pesquisa contemporânea, outras mais ligadas à tradição. É um panorama muito diversificado do teatro do Ceará, que surpreende pela qualidade das propostas. São trabalhos que dão conta da força e da diversidade do teatro do Ceará”, comenta.
O público vai poder conferir encenações que abordam temáticas sobre a seca no Nordeste, a homofobia, o bullying na infância, enfrentamento ao preconceito, a luta contra a opressão na Ditadura Militar e peças que exaltam elementos da cultura e das crenças populares e regionais. A programação completa será divulgada em breve.
A abertura da mostra em Guaramiranga, no domingo, 14, segundo dia do festival, trará uma sequência de apresentações de três grupos de Fortaleza, começando com o espetáculo “MAQUINAMÁRIO: Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta”, do grupo Museu Escafandro de Novidades, no Teatro Rachel de Queiroz. A peça homenageia a poesia marginal e a cidade através da vida e obra do poeta Mário Gomes. É uma criação coletiva que transforma a atmosfera urbana em cores e sonhos por meio da poesia, imagem e som.
Na sequência, o Coletivo Rei Leal apresenta “Nada de Novo Sob o Sol do Sertão”, no Teatro Municipal. Este trabalho é um solo adaptado da obra “Deus Danado”, de João Denys, que explora a solidão humana e o drama existencial em um santuário em ruínas no sertão nordestino. A história segue Teodoro (pai e filho) em uma jornada entre o claro e o escuro, enfrentando o conflito entre poderosos e oprimidos e a busca por liberdade em um universo marcado pela crueldade e pelo nada.
Encerrando a noite, a Cia Bravia sobe ao palco do Teatro Rachel de Queiroz com “Das Que Ousaram Desobedecer”. O espetáculo fala sobre mulheres cearenses que lutaram contra a Ditadura do Regime Militar dos anos 60 e 70 no Brasil. Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes, Jana Barroso são algumas dessas mulheres que tiveram suas histórias de luta marcadas por um regime opressor e cruelmente repressor. As atrizes se deixam atravessar pelas memórias dessas mulheres e tentam reviver as sensações através de suas narrativas.
Palco Ceará – Especial Baturité
Nesta edição, o FNT amplia sua abrangência regional com uma ação especial realizada em Baturité, município localizado a cerca de 17 quilômetros de Guaramiranga. A cidade recebe a Mostra Palco Ceará – Especial Baturité, que apresenta espetáculos convidados com foco na linguagem do teatro de bonecos.
A iniciativa, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Baturité, reforça a parceria entre o FNT e a Rede Cearense de Teatro de Bonecos, valorizando essa expressiva manifestação artística. Dois importantes coletivos cearenses sobem ao palco: o Grupo Formosura de Teatro, de Fortaleza, e o Circo Tupiniquim Teatro de Bonecos, de Aquiraz — ambos reconhecidos por sua contribuição à tradição e à renovação do teatro de bonecos no estado.
SERVIÇO
31º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 13 a 20 de setembro de 2025, em Guaramiranga, Ceará. Site: www.fntguaramiranga.com.br Redes Sociais: @fntguaramiranga. Mais informações: contato@fntguaramiranga.com.br.