Educação
Enem 2025: participantes têm até sexta-feira (21) para solicitar reaplicação das provas
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que não puderam comparecer a um dos dois dias de provas por motivos logísticos ou de saúde já podem solicitar a reaplicação do exame. O prazo começou nesta segunda-feira (17) e segue até as 12h da próxima sexta-feira (21), pelo Portal do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As provas do Enem 2025 foram aplicadas nos últimos dois domingos, dias 9 e 16 de novembro. De acordo com o Inep, apenas os candidatos que faltaram por motivos justificáveis — conforme previsto em edital — podem solicitar a reaplicação. Quem esteve ausente sem justificativa não tem direito ao pedido.
As novas provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro. Após a análise do Inep, os participantes que tiverem a solicitação aprovada serão alocados para apenas um dos dias, conforme necessidade.
Quem pode solicitar a reaplicação?
Problemas logísticos ou de infraestrutura
Podem solicitar a reaplicação os candidatos prejudicados por situações como desastres naturais, falhas na infraestrutura, erros de aplicação ou interrupção de energia elétrica no local de prova. Um dos casos registrados neste ano ocorreu em uma escola de Maracanaú (CE), que ficou sem energia durante a segunda aplicação (16).
Motivos de saúde
Também podem pedir uma nova data os candidatos que apresentaram, no dia da prova ou na semana de aplicação, sintomas de doenças infectocontagiosas previstas pelo edital.
A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo Portal do Participante, dentro do prazo estabelecido.