Connect with us

Ceará

Ceará começa a emitir Carteira de Identidade para bebês e crianças pequenas

Published

on

Bebês e crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias já podem ter a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) emitida no Ceará. A emissão começou nesta quinta-feira (18) e faz parte da implantação do novo modelo de documento em todo o país. A novidade permite que a criança seja oficialmente identificada desde os primeiros dias de vida, o que traz mais segurança para as famílias e facilita o acesso a serviços públicos e programas sociais.

Para garantir a identificação, o Estado passou a utilizar uma tecnologia específica para bebês, capaz de captar com mais precisão as impressões digitais. O equipamento registra até dez vezes mais detalhes das digitais do que os sistemas tradicionais, o que torna o processo mais seguro e confiável. A coleta pode ser feita logo após a limpeza dos dedos do recém-nascido. Outro ponto importante é que a identidade da criança fica vinculada à da mãe no sistema, reduzindo riscos de erros, como trocas de bebês, além de reforçar a proteção contra raptos.

Neste primeiro momento, a emissão da Carteira de Identidade infantil está sendo feita apenas na Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), no bairro Benfica, em Fortaleza. O atendimento é realizado mediante agendamento, que poderá ser feito pelo site da Pefoce a partir do dia 22 de dezembro.

A partir de 12 de janeiro de 2026, o serviço será ampliado para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e para a unidade do Vapt Vupt do Shopping RioMar Papicu. A expectativa é que, aos poucos, o atendimento chegue também a maternidades e outros pontos de emissão de documentos no estado, permitindo que o bebê já saia da maternidade com a identidade emitida.