Economia
Intenção de uso do 13º para quitar dívidas cresce em 2025, revela pesquisa da Serasa
No último dia do pagamento da primeira parcela do 13º salário, consumidores de todo o Brasil podem aproveitar o valor para quitar suas dívidas nos últimos dias do Feirão Serasa Limpa Nome, que se encerra às 23h59 deste domingo (30). Segundo pesquisa realizada pela empresa, em parceria com o instituto Opinion Box, entre quem pretende usar a quantia recebida, 4 em cada 10 pretendem quitar as dívidas e finalizar o ano com mais tranquilidade financeira.
De acordo com o levantamento, 81% dos trabalhadores pretendem usar o valor integral ou parcial do 13º salário. Destes, 39% têm como principal objetivo quitar dívidas, um aumento de oito pontos percentuais em relação ao ano passado. Já 19% desejam pagar contas básicas e 18% devem limpar o nome.
“Com milhões de ofertas disponíveis, esta é uma oportunidade concreta para quem deseja usar o 13º salário de forma estratégica e iniciar 2026 com mais tranquilidade financeira”, afirma Aline Maciel, diretora da Serasa.
O levantamento também aponta que 19% dos entrevistados pretendem guardar integralmente o benefício, mesmo indicador levantado em 2024. Entre os que planejam poupar total ou parcialmente o valor, 27% querem formar uma reserva de emergência, número que em 2024 era 29%; 26% têm intenção de investir (em 2024 era 38%); e 15% devem direcionar o valor à poupança (em 2024 era 21%).
Mesmo assim, o uso consciente do benefício exige atenção. Para 74% dos consumidores, o 13º representa uma oportunidade concreta de reorganização financeira, e 66% afirmam planejar previamente como irão utilizá-lo. Por outro lado, 41% reconhecem que a ausência do pagamento comprometeria o orçamento, podendo gerar atrasos em contas e nas compras de fim de ano.
“Receber este benefício é sempre uma oportunidade importante para reorganizar o orçamento, mas o recurso precisa ser usado com consciência”, reforça Aline. “Priorizar dívidas, contas essenciais ou a construção de uma reserva de emergência ajuda a trazer mais estabilidade financeira para o ano seguinte. Com um bom planejamento, o consumidor transforma o 13º em uma ferramenta real de alívio e não em um impulso de gasto que pode comprometer o ano anterior”.
condições disponíveis nas agências são as mesmas que constam no site e aplicativo da Serasa.