Notícias
Usuários de aplicativos de conversa e empresas devem estar atentos a golpes e fraudes virtuais
A cada dia os golpistas têm se aproveitado cada vez mais dos espaços virtuais para cometer crimes financeiros utilizando o nome de empresas e enganando os usuários. Muitas empresas tem aderido a funcionalidades de aplicativos de conversa específicas para negócios a fim de facilitar o contato com os clientes, que já estão habituados a utilizar esses canais no dia a dia.
Contudo, o especialista em tecnologia, Marcelo Soares, alerta que os usuários devem buscar se comunicar por canais próprios das empresas para evitar a possibilidade de cair em um golpe. O cliente deve desconfiar de contato estabelecidos pela empresa a partir de canais não oficiais.
“Como precauções, se deve desconfiar de qualquer contato, mesmo que esse contato pareça legítimo. Só fale com o seu banco, sua operadora de celular, ou qualquer outro fornecedor pelos seus canais oficiais. Ou seja, o chat que tem no site da empresa, o e-mail ou o chat do aplicativo”, orientou o Marcelo.
O especialista alerta que usuários e, principalmente, as empresas, devem evitar ao máximo fazer uso desses aplicativos de chat. Muitos aplicativos impõem condições que colocam em risco a segurança de dados dos usuários. O ideal, no âmbito corporativo, é que as empresas criem seus próprios canais de comunicação e tenham acesso a gestão de ponta a ponta do processo.
Outro golpe que tem se tornado comum, como afirma o especialista em tecnologia, é o que a vítima tem seu aplicativo de mensagens clonado após atender a alguma solicitação enviada pelos criminosos. A partir do acesso aos contatos do usuário, os golpistas utilizam a identidade da vítima para pedir dinheiro a amigos e familiares.
Por Rebeca Quirino