Connect with us

Notícias

Estudantes de Odontologia da UFC em Fortaleza e Sobral retomam aulas práticas com atendimento ao público

Published

on

Os estudantes dos cursos de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, nos campi de Fortaleza e Sobral, já voltaram às aulas práticas nas clínicas e unidades de saúde, com atendimento ao público. O Curso de Odontologia conta com mais de 50% da carga horária presencial. Ainda no 4º semestre, os alunos começam a ter atividades de laboratório e contato com pacientes nos consultórios. A diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC, Lidiany Rodrigues, explicou quais são os procedimentos adotados para resguardar tanto os pacientes quantos os estudantes de uma eventual contaminação pela Covid-19.

“Começa com uma triagem prévia ao agendamento. Quando a gente vai marcar a data do paciente a gente faz perguntas sobre se ele tem algum sintoma gripal ou se ele esteve exposto a algo ou teve convívio com alguém contaminado nas últimas semanas. A gente pede, em caso afirmativo dessas perguntas, que o atendimento seja adiado, porque a nossa triagem é tanto por telefone com essas perguntas, quanto clinicamente, quando o paciente chega lá”, afirmou Lidiany.

A diretora ainda esclarece que no momento estão sendo retomados os atendimentos dos pacientes que já estavam realizando tratamentos antes da pandemia ou que estavam na lista de demandas. Lidiany ressalta que se necessária uma nova solicitação de pacientes, a população será informada por meio do site da Universidade Federal do Ceará, ufc.br.

Para essa retomada, em Fortaleza, a UFC adquiriu novos equipamentos de proteção individual, como máscaras tipo N95, face shields, jalecos descartáveis e gorros, que se tornaram itens de uso cotidiano. Além disso, os consultórios agora recebem número reduzido de pacientes e as turmas são divididas, com poucos alunos por aula e devidamente paramentados, seguindo os protocolos de segurança necessários.

Por Rebeca Quirino

*Imagem de capa: Internet

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sair da versão mobile