Connect with us

Notícias

Ceará já vacinou 80,43% da população indígena com a primeira dose contra a Covid-19

Published

on

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará já contabiliza 80,43% da população residente nos territórios indígenas vacinada com a primeira dose, equivalente a 16,4 mil pessoas, e 14,53% vacinadas com a segunda dose do imunizante. A coordenadora Especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, da SPS, Martir Silva, explica sobre questões que foram consideradas para a vacinação prioritária desse grupo.

“Considerando o aspecto cultural, a convivência, o trânsito dessas pessoas, entre si, que vivem nesses territórios, mantendo muitas vezes os hábitos naturais das suas étnicas, e que isso facilitaria a transmissão do vírus. A proteção política dessa população que precisa ser preservada”, destaca Martir.

Martir Silva explica que a prioridade de vacinação dos indígenas está fundamentada em critérios históricos e culturais, epidemiológicos e políticos. “Os indígenas, em sua maioria, vivem em comunidades isoladas, distantes de áreas urbanas, o que os torna mais suscetíveis às doenças que vêm de fora. Como convivem aldeados, muito próximos no trabalho na terra, no preparo de alimentos e no uso comum de utensílios e adereços, potencializam os riscos de contágios entre si, ainda mais em uma pandemia”, frisa a coordenadora.

Todas as 22 áreas indígenas no Estado estão sendo visitadas regularmente pelas equipes municipais e estaduais de saúde. A meta é imunizar, inicialmente, 20.028 aldeados. Os percentuais de vacinação referem-se ao dia 19 de fevereiro e constam no Vacinômetro, ferramenta do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (DSEI), que atualiza, diariamente, o total de indígenas vacinados.

 

Por Rebeca Quirino

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sair da versão mobile