Connect with us

Notícias

Pacientes oncológicos devem vacinar-se contra a Covid-19

Published

on

A vacinação contra a Covid-19 tem trazido uma série de dúvidas em pacientes com comorbidades como hipertensão, diabetes e obesidade. Alguns questionamentos podem surgir, como: e os pacientes que fazem tratamento contra algum tipo de câncer podem ser vacinados? Há alguma restrição para quem faz quimio ou radioterapia? Quando esses pacientes podem ser imunizados contra a covid-19?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) e Organização Mundial de Saúde (OMS), todo paciente oncológico, independente do tipo de câncer ou circunstância do tratamento, deve ser vacinado. No plano nacional de operacionalização de vacinação contra Covid19, no grupo 14 de prioridade (pessoas com 18 a 59 anos com comorbidades) dos pacientes oncológicos, apenas estão incluídos os com neoplasia hematológica, transplantados, em uso de imunossupressores, histórico de quimioterapia ou radioterapia nos últimos 6 meses. 

“Estudos mostram maior gravidade da Covid19 em pacientes oncológicos, principalmente em neoplasias hematológicas, câncer de pulmão e doença metastática, com mortalidade muito maior que na população geral.”, explica Dr. Adriano Saboia, da Oncovie.

Segundo a SBOC, o ideal é que a vacina seja administrada antes de iniciar o tratamento, entretanto, mesmo nos pacientes que já o iniciaram, é razoável que os mesmos sejam vacinados a qualquer momento. “Em pacientes em tratamento com medicamentos imunossupressores, as vacinas com vírus vivo atenuado devem ser evitadas. O oncologista clínico deve avaliar o melhor momento do tratamento do paciente oncológico para a vacinação. Porém, pelo caráter protetor  da vacina  para esse grupo de alto risco, a vacinação deve ser sempre priorizada”, explica Dr. Adriano.

Pacientes em uso de agentes citotóxicos/quimioterápicos e, portanto, com maior risco de neutropenia, ou seja, com queda na contagem dos glóbulos brancos – células de defesa do nosso sistema imune, devem evitar realizar a vacinação no dia da sessão de quimioterapia. Também não é recomendado que se tome a vacina nos primeiros dias após a aplicação do quimioterápico ou nos dias que antecedem a próxima sessão.

Por Rebeca Quirino

*Imagem de capa: Internet

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile