Connect with us

Fortaleza

Reunião do Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 nas Periferias agiliza encaminhamentos para fortalecer a Estratégia Saúde da Família

Published

on

Nesta segunda-feira, dia 05 de julho, o **Comitê Popular** de Enfrentamento à Covid-19 no Grande Bom Jardim e demais Periferias de Fortaleza realizou encontro virtual que contou com a presença do Coordenador da Rede Municipal de Atenção Primária e Psicossocial, **Erlemus Soares**; da Coordenadora das Regionais da Atenção Primária à Saúde (CORES /SMS), **Fabiana Sales**; da Coordenadora da Regional de Saúde V, **Shirley Cristianne de Faria**, dos parlamentares **Didi Mangueira** e **Gabriel Aguiar**. O objetivo do encontro foi *debater o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família e a política municipal de atenção básica na pandemia e na pós-pandemia da Covid-19*.

O sociólogo e articulador do Comitê, Adriano Almeida considerou a reunião um divisor de águas na política de enfrentamento à pandemia no GBJ “*Agendamos para a próxima terça, dia 13, às 14h, reunião remota para planejamento de ação educativa preventiva no GBJ com a Coordenadora das Regionais da Saúde da Atenção Primária e a Coordenadora Regional V da Atenção Primária à Saúde, além do vereador Gabriel Aguiar, pela Frente Parlamentar em Defesa da Imunização contra a Covid-19 em Fortaleza, e do vereador Didi Mangueira. Os parlamentares também assumiram o compromisso de articular a superintendente da Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS), Laura Jucá, para a reunião. Também vamos apontar locais de pouso no GBJ para o caminhão do MPCE, que fará notificação de cadastro Digital Saúde, emissão de documentação (RG, CPF), e administração de vacinas D1 e D2 para população acima dos 50 anos de idade cadastrada*”, avaliou Adriano.

Durante a reunião, o Coordenador da Rede Municipal de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares falou sobre a carência do número de agentes comunitários de saúde e agente de endemias, que apesar desse déficit e do contexto pandêmico, no caso da dengue e Chikungunya as ações foram mantidas. “*Não podemos esquecer o sub financiamento do SUS. Muito me preocupa o “Previne Brasil”, que vai trazer sérios problemas para os nossos municípios. Não estamos com indicadores bons devido à pandemia. Temos hipertensos descompensados, paciente com tuberculose não diagnosticada, hanseníase não diagnosticada etc. Temos que pensar a política daqui para frente. Quero adiantar que teremos ainda nesse ano, entrega de dois postos na Regional V, um na Cidade Nova, que pega a região do José Walter e outra unidade no Conjunto Miguel Arraes*”, no Grande Bom Jardim, informou Erlemus. O coordenador ainda destacou a dificuldade do município em mobilizar médicos para ocupar todas as vagas do programa de residência médica, mesmo tendo dobrado o valor da bolsa. Erlemus alertou para a necessidade de avaliação do PSF, nas grades curriculares das instituições de ensino superior, pois há uma tendência dos profissionais optarem pela inserção na rede terciária. Erlemus Soares pontuou que o mapeamento das micro áreas descobertas por posto de saúde de Fortaleza não é segredo. **O gestor assumiu o compromisso de disponibilizar o mapeamento das micro áreas descobertas referente aos dez postos de saúde do GBJ ao Comitê e à Frente Parlamentar*.

A Coordenadora das Regionais da Atenção Primária à Saúde (CORES /SMS), Fabiana Sales destacou o grande desafio dos profissionais frente a uma doença nova, desde o abastecimento e garantia de suprimentos, exames laboratoriais, aquisição de equipamentos e a educação permanente dos envolvidos, com treinamentos e acesso aos protocolos. “*A gente não avança mais no município, devido à escassez de vacinas. Temos também o desafio de ter um grande absenteísmo. Há ainda pessoas que quererem escolher a vacina, tem gente que não quer tomar a Coronavac ou a Pfizer, já está “apaixonado” pela vacina da Janssen. Temos que trabalhar a educação em saúde*”, alertou Fabiana. **A coordenadora apresentou ao Comitê a possibilidade de construção e implementação intersetorial de um projeto de educação em saúde em micro áreas com clusters mais severos da covid-19 no GBJ, como ação preventiva**. Fabiana aproveitou a oportunidade para anunciar que a SMS em parceria com o MPCE, disponibilizará um caminhão itinerante nas comunidades periféricas para notificação de cadastro na plataforma Digital Saúde, emissão de documentos e administração de doses à população acima dos 50 anos cadastrada. Dias 08 e 09 o caminhão estará no residencial Independência, no bairro Granja Lisboa. A Coordenadora finalizou sua participação reiterando a importância do Comitê ocupar assentos nos conselhos da saúde.

O vereador Gabriel Aguiar, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Imunização contra a Covid-19 em Fortaleza, presente à reunião, anunciou que “*a Frente Parlamentar produziu um material educativo sobre as medidas não-farmacológicas de contenção da pandemia e adesivos para os estabelecimentos comerciais das comunidades. A ideia é entregar nas comunidades junto com uma intervenção educativa, distribuição de máscaras etc. Penso que essa iniciativa pode se somar à proposta que está sendo construída aqui*”, afirmou o vereador.

Para a Coordenadora da Regional de Saúde V, Shirley Cristianne o processo de territorialização é importante. “*As barreiras invisíveis existem. Estamos sentando com as pessoas, para que a comunidade tenha o sentimento de pertença e no caso das novas unidades de saúde, as equipes possam adentrar. Combater as fake news também têm sido um dos nossos trabalhos*”, explicou Shirley.

O vereador Didi Mangueira agradeceu o convite para participar do debate sobre a política municipal de atenção básica na pandemia e na pós-pandemia da Covid-19, promovido pelo Comitê e a Rede DLIS. O parlamentar destacou a importância de ações de educação permanente para a saúde, relembrando a fala da Coordenadora das Regionais da Atenção Primária à Saúde (CORES /SMS), Fabiana Sales. “*Eu quero fazer sugerir que os Comitês junto com os mandatos dos vereadores promovam campanhas em comércios locais para que esses estabelecimentos reservem voluntários fazerem cadastros das pessoas que ainda não conseguiram acessar a plataforma Saúde Digital*”, propôs o vereador.

Gestores, parlamentares e Comitê assumiram o compromisso de planejar e desenvolver um projeto de educação em saúde em micro áreas mais severas pela Covid-19, no GBJ. **A reunião remota acontecerá terça-feira, dia 13 de julho, às 14h. Didi Mangueira e Gabriel Aguiar irão articular a superintendente da AGEFIS, Laura Jucá, para a reunião**. O Comitê Popular apresentará à Coordenadora das Regionais da Saúde (SMS), **propostas de locais para atuação das atividades do caminhão do MPCE**.

O promotor de Justiça Eneas Romero de Vasconcelos, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), confirmou participação na próxima reunião ordinária remota do Comitê Popular, dia 12 de julho, a partir das 18h, para apresentar o projeto Cadastro Solidário. O Comitê conta com apoio da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) para mobilização de lideranças comunitárias de bairros periféricos de Fortaleza. A ideia é o Comitê ser espaço de diálogo e colaborar na promoção de processos comunitários para fortalecer locações, agendamentos e mobilização para o Cadastro Solidário.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 FM Dom Bosco - Produzido internamente pelo Núcleo de Marketing da FM DOM BOSCO