Economia
Inadimplência de consumidores no Ceará registra queda de 8,2% em julho, diz pesquisa FCDL-CE/SPC
O número de consumidores inadimplentes no Ceará registrou uma redução de 8,2% no mês de julho deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme o Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, divulgado pela FCDL-CE e pelo SPC Brasil. O mês de julho, inclusive, foi o terceiro consecutivo de recuo de consumidores negativados no estado. Em contrapartida, o país teve um crescimento de 0,4% no número de inadimplentes.
Segundo o levantamento, o quadro é bem diferente do observado ao longo de 2023, quando a inadimplência avançou a taxas elevadas, chegando a 19,2% no mês de agosto daquele ano.
A distribuição do número de devedores por tempo de atraso das dívidas mostra que 7,9% estão negativados há menos de 90 dias, enquanto 41,6% estão negativados há mais de um ano e a menos três anos.
“O nosso eficiente termômetro sobre as condições financeiras dos consumidores, que traz a chancela do SPC Brasil e da FCDL-CE, por conta do reflexo dos dados positivos, aponta para uma acentuada queda na inadimplência, sinalizando que dias melhores se prenunciam para o comércio cearense”, comentou o presidente da FCDL, Freitas Cordeiro.
Número de dívidas
Em relação ao número de dívidas, o levantamento também mostrou que houve uma queda de 3,4%, em julho de 2024 na comparação com julho de 2023. A maior parte dessas dívidas está concentrada no setor bancário (60,9%). Na sequência, aparecem o segmento de água e luz (15,8%) e o comércio (8,8%).
A queda da inadimplência favorece a continuidade da retomada do comércio local, já que possibilita o acesso ao crédito.
Recuperação de crédito
Outro dado expressivo mostrado pelo levantamento da FCDL e SPC Brasil diz respeito ao Indicador de Recuperação de Crédito, que teve um avanço de 16,2% no período de 12 meses, encerrado em julho deste ano. Desse percentual, 55,4% recuperaram o crédito em até 90 dias.
Outro indicador divulgado pela FCDL-CE e pelo SPC Brasil mede a evolução do número de consultas a CPFs. Esse indicador apontou queda de 9,0% no acumulado dos 12 meses encerrados em julho de 2024. As consultas vêm apresentando queda nos últimos meses, depois de um período de crescimento expressivo.
Levantamento
O Radar do Varejo Cearense é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará que reúne os principais dados da economia estadual, incluindo os dados levantados mensalmente pelo SPC Brasil e FCDL-CE. A ideia é apresentar e analisar indicadores relevantes para que empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasadas em fontes dignas de credibilidade.
A pesquisa completa pode ser acessada no site da FCDL-CE: fcdlce.org.br