Connect with us

Igreja

O que acontece com os cardeais após a eleição do Papa

Published

on

Terminada a eleição, os cardeais eleitores deixam a Capela Sistina e retornam à Domus Sanctae Marthae, onde estavam hospedados durante o Conclave. Ali permanecerão por mais algum tempo, até participarem das primeiras celebrações litúrgicas com o Papa Leão XIV. A partir desse momento, cessam todas as funções extraordinárias que exerciam durante o período da Sé Vacante.

No entanto, não significa que seu papel se encerra. Pelo contrário, os cardeais continuam a ser os principais colaboradores do Santo Padre no governo da Igreja, seja como membros da Cúria Romana, seja como pastores em suas dioceses. Muitos deles integram os diversos dicastérios (congregações, conselhos e tribunais) que auxiliarão Leão XIV nas decisões mais importantes da Igreja universal.

O colégio cardinalício, portanto, permanece como uma instituição vital da Igreja, que conjuga a universalidade e a unidade em torno de Pedro. Como nos recordava São João Paulo II, os cardeais devem continuar sendo “guardiões da fé, colunas da Igreja e promotores da comunhão eclesial”

Imagem: IA – Setor de Produção FM Dom Bosco

Sair da versão mobile