Entrevista do dia
Janeiro Verde reforça prevenção e combate ao câncer de colo do útero

Você já ouviu falar no Janeiro Verde? A campanha nacional chama a atenção, logo no início do ano, para a prevenção e o combate ao câncer de colo do útero — uma doença que, quando diagnosticada precocemente, pode ter quase 100% de chance de cura.
Em 2026, Fortaleza avança na luta contra a doença com a implantação de novos protocolos de testagem e acompanhamento, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce. Apesar dos avanços, especialistas alertam que um dos principais desafios ainda é a desinformação, que impede muitas mulheres de procurarem os exames preventivos.
O câncer de colo do útero é causado, na maioria dos casos, pela infecção persistente pelo HPV (Papilomavírus Humano). A boa notícia é que ele pode ser evitado com medidas simples, como a vacinação contra o HPV, o uso de preservativos e a realização regular do exame preventivo (Papanicolau).
Essa foi a temática de hoje (21/01) da Entrevista do Dia do Informativo Dom Bosco, apresentado pela jornalista Roberta Farias. Durante a entrevista, a Dra. Suele Araújo, ginecologista obstetra do Hospital Universitário do Ceará, destaca o papel da informação e do cuidado contínuo com a saúde da mulher como ferramentas essenciais na prevenção da doença.
Acompanhe, na íntegra, a entrevista: