Connect with us

Saúde

Ministério da Saúde vai ofertar 3 mil vagas de residência em 2026

Published

on

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (3) que vai ofertar 3 mil vagas de residência médica em 2026. A medida garante a formação de 60% dos médicos especialistas, número que representa 35 mil profissionais. O investimento neste ano é de R$ 3 bilhões.

As bolsas financiadas pela pasta serão destinadas a áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é ampliar a oferta e distribuição dos médicos especialistas em todo o território nacional. A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas.

O Ministério da Saúde também informou que será feita uma seleção de 900 médicos especialistas, distribuídos em 16 especialidades, entre elas anestesiologia, cirurgia geral, radiologia e ginecologia. Esses profissionais devem atuar em áreas com alto índice de vulnerabilidade social e com maior demanda.

Até o momento, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões, e a maior parte desses profissionais, quase 49%, estão no interior e os outros 34% estão em regiões metropolitanas. A expectativa do Ministério da Saúde é que o número de especialistas chegue a 1,5 mil.

*Fonte: Radioagência Nacional