Brasil
Eleitor tem até dia 6 de maio para pedir transferência de domicílio

As eleições 2026 em outubro colocam em disputa democrática os cargos de presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais e governadores. Quem vai votar e tem interesse em pedir a transferência de domicílio eleitoral porque mudou de cidade, precisa resolver isso até 6 de maio, de preferência o quanto antes. Foi o que orientou o chefe de cartório da 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, Vinícius Ávila.
“Para aquelas pessoas que desejam ou mudar de cidade para votar, ou ainda desejam dentro da mesma cidade alterar o seu local de votação, elas deverão procurar um cartório eleitoral até o dia 6 de maio de 2026, uma quarta-feira. Procurem o quanto antes a Justiça Eleitoral. Temos relatos de que, no final do prazo, houve filas de sete, dez, até doze horas de espera, o que não é agradável para ninguém”.
Outro caso é do eleitor que já sabe que estará em outro município ou estado, fora do seu domicílio eleitoral nos dias de votação, e quer votar. Segundo Ávila, nesse caso, a Justiça Eleitoral abre prazo em julho para que a pessoa peça o chamado voto em trânsito. Ele deu exemplos de como isso funciona.
“Para aquela pessoa que vota na capital da Bahia, Salvador, e escolha votar no interior, é possível fazer esse requerimento e ali ela vai conseguir votar para os seis cargos em disputa em 2026. Uma segunda possibilidade do voto em trânsito é aquela pessoa que vota em Minas Gerais, está inscrita em Minas, mas sabe que estará no estado de São Paulo na data da eleição. Caso ela venha a requerer o voto em trânsito, vai ser possível que ela vote apenas para o cargo de presidente”.
Só que para pedir o voto em trânsito é preciso estar com o título regular, e o prazo para isso também é 6 de maio. A consulta sobre a situação do eleitor está disponível no site tse.jus.br. E quem mora fora do país também pode votar, mas existem condições para isso, como explicou o chefe de cartório em Belo Horizonte.
“Aqueles eleitores e eleitoras que estiverem cadastrados junto à Justiça Eleitoral perante um consulado brasileiro para votar em outro país e desde que estejam regular, elas poderão votar apenas para o cargo de presidente”.
As eleições 2026 acontecem em dois turnos nos dias 4 e 25 de outubro.
*Fonte: Radioagência Nacional