Igreja
Fiéis percorrem ruas do Montese na Via Sacra da Madrugada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Com o objetivo de proporcionar aos fiéis uma vivência mais intensa do Tempo da Quaresma, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, em Fortaleza, realizará todas as sextas-feiras a tradicional Via Sacra da Madrugada. A iniciativa convida a comunidade a meditar, nas primeiras horas do dia, os passos de Jesus Cristo em sua Paixão, fortalecendo o espírito de oração, penitência e conversão.
A programação tem início às 5h30, com saída da Matriz Nossa Senhora Aparecida. O percurso acontece pelas ruas próximas à igreja, conduzido por um dos sacerdotes da paróquia, favorecendo um clima de recolhimento e reflexão. Ao término da caminhada orante, os participantes retornam ao templo para a celebração da Santa Missa, às 6h30, coroando o momento com a Eucaristia.

Com certeza, no tempo quaresmal, vivenciar esse pio exercício ajuda os fiéis a se conformarem cada vez mais com a Paixão do Senhor e fazer um caminho de conversão pessoal e comunitário. Vários fiéis adotam essa prática como penitência nesse tempo especial de oração e de conversão.
A Via Sacra é uma devoção católica que refaz, espiritualmente, o caminho que o Senhor Jesus Cristo fez durante os momentos finais da sua Paixão, desde que foi preso e condenado por Pilatos até sua morte na Cruz e seu sepultamento. O Diretório para piedade popular e a liturgia propõe a contemplação da Via Sacra como um dos exercícios espirituais para o Tempo litúrgico da Quaresma.
“No pio exercício da Via Crucis confluem várias expressões características da espiritualidade cristã: a concepção da vida como caminho ou peregrinação; como passagem, através do mistério da Cruz, do exílio terreno à pátria celeste; o desejo de se conformar profundamente à Paixão de Cristo; as exigências da sequela Christi, pela qual o discípulo deve caminhar atrás do seu Mestre, levando, quotidianamente, a própria cruz (cf. Lc 9,23). Por tudo isso a Via Crucis é um exercício de piedade particularmente adaptado ao tempo de Quaresma” (Diretório, 133).
Mais informações: (85) 3225-8677, secretaria paroquial.