Brasil
Quase 14% dos produtos de limpeza vendidos no Brasil são clandestinos
Quase 14% dos produtos de limpeza vendidos no Brasil são clandestinos. É o que aponta uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e Profissional. São itens que estão no mercado mesmo sem ter registro da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Uma parte deles é comercializada em embalagens inadequadas, como garrafas PET, com risco severo de intoxicação no manuseio. No ano passado, a informalidade nos produtos de limpeza de uso doméstico era de cerca de 11%.
Segundo a pesquisa, os fabricantes clandestinos alcançam uma parcela importante desse mercado no país, com o faturamento anual chegando a R$ 5 bilhões, contra R$ 40 bilhões de da indústria formal.
Ainda de acordo com o estudo, 8% dos brasileiros compram itens do comércio ambulante de produtos de limpeza. A maioria dos entrevistados que declararam fazer uso doméstico desse material é de homens entre 18 e 24 anos, de classe social baixa, solteiros e da região Sudeste.
O estudo também apurou a informalidade nas empresas. Na soma das compras formais e informais pelos mesmos estabelecimentos, o percentual de informalidade chega a 20% este ano, contra 18% em 2024. O produto campeão de compras informais nas empresas é o desinfetante hospitalar, com 48%. Essas compras são mais comuns em empresas da região Nordeste com mais de 50 funcionários.
*Fonte: Radioagência Nacional
*Imagem de capa: Internet