Entrevista do dia
Envelhecimento da população acende alerta para a saúde da mulher idosa; confira entrevista

O aumento da longevidade no Brasil tem provocado novos desafios para a sociedade, especialmente quando o assunto é a saúde da mulher idosa. De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), até o ano de 2046 o país deverá contar com cerca de 34,2 milhões de mulheres idosas e 27,6 milhões de homens, revelando um superávit feminino de aproximadamente 6,6 milhões de mulheres na população com mais idade.
Diante desse cenário, especialistas alertam para a necessidade urgente de ampliar o debate sobre cuidados específicos voltados à saúde da mulher na terceira idade. As transformações físicas, emocionais e sociais que acompanham o envelhecimento exigem acompanhamento médico regular, atenção à saúde mental, prevenção de doenças e ações que promovam qualidade de vida.
Para discutir esse tema tão importante, o programa da Rádio FM Dom Bosco recebe a médica geriatra Lirenna Narciso, preceptora da Residência de Geriatria da Universidade de Fortaleza (Unifor). Durante a entrevista, a especialista aborda os principais desafios enfrentados pelas mulheres idosas e aponta caminhos para um envelhecimento saudável e ativo.
Confira, na íntegra, a entrevista: