Notícias
Artigo de opinião – Você aderiu a cultura do poupar?
O brasileiro ainda não aderiu à cultura do poupar. E esse hábito é um dos segredos mais valiosos da prosperidade. Porém, para quem tem dívidas não há investimentos ou poupança viável, pois, todos os esforços devem estar concentrados em um único objetivo: quitar os débitos. E apesar da nobreza do objetivo de quitar os débitos, não vai poder poupar ou investir e isso com certeza, é um atraso de vida no projeto pessoal de juntar patrimônio de qualquer pessoa.
Muitos acreditam que ser prósperos é ter dinheiro suficiente para custear todos os luxos que cabem na própria imaginação. Porém, esse conceito de “riqueza” carrega muitas falhas, uma vez que dá brechas para o descontrole financeiro, colocando a pessoa à mercê do próprio dinheiro.
Ser próspero, na minha concepção é ter condições de arcar de forma confortável com um padrão de vida escolhido pela pessoa, ter, algum conforto e luxo dentro de um planejamento e principalmente, dentro de seu poder de comprar. E, o mais libertador, ser próspero é ter liberdade para fazer escolhas. Onde quero morar, onde quero trabalhar, onde vou estar nos próximos cinco ou dez anos, isso é poder de escolhas e está diretamente relacionada com o conceito de riqueza que na minha opinião é o mais pleno e cheio de sentidos.
Esse nível de prosperidade é possível a qualquer pessoa que se proponha há uma organização financeira, para isso é preciso poupar de forma consistente e constante, mas se alguém tem dívidas, não pode se quer começar um projeto desta grandeza, o que significa tempo de vida perdido.
Nesse sentido, pague suas dívidas o quanto antes e depois comece esse novo projeto de vida. Quer sabe mais? Tenho muitas dicas de educação financeira e sobre investimentos, me acessa pelo WhatsApp 85 9 9848-7806 e pelos Instagram mindesetempreendedor.
Por Profa. Dra. Valéria Bastos.
Gestão de investimentos e educadora financeira. Conciliadora e Mediadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Discente do curso de Direito, com foco em gestão financeira. Mestre e Doutora na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão, avaliação e políticas públicas.
——-
Você está lendo esse material graças à generosidade de muitas pessoas. Se você deseja ser um amigo fiel da FM Dom Bosco e contribuir MENSALMENTE para continuarmos nossa missão de evangelizar, preencha o formulário abaixo, que logo entraremos em contato.
[contact-form-7 id=”45″ title=”clube de amigos”]