Connect with us

Ceará

Biblioteca Pública Estadual do Ceará comemora o Dia da Consciência Negra

Published

on

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), promove, em novembro, duas edições especiais do programa “Relatos Biográficos” em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A Bece celebrará a trajetória de Lúcia Simão e Dona Bibil, nos dias 22 e 27 de novembro, respectivamente. As atividades integram a programação do II Festival Afrocearensidades – Na Ginga dos Saberes Ancestrais, promovido pela Secretaria da Igualdade Racial e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

No dia 22 de novembro, às 18h, o evento “Lúcia Simão: Maracatu, Liderança e a História do Movimento Negro” homenageia Maria Lúcia Simão Pereira, uma das fundadoras do Movimento Negro no Ceará. O encontro contará com a presença da homenageada, Lúcia Simão, além de Joelma Gentil, Josélia Silva e William Pereira, com mediação de Cícera Barbosa. O evento destacará o papel fundamental de Lúcia na articulação do GRUCON e sua liderança na expansão do movimento pelo interior do estado. A atividade é gratuita e acontecerá na Biblioteca Pública Estadual do Ceará.

Já no dia 27 de novembro, às 15h, o programa segue com “Dona Bibil: Raízes de Resistência e Liderança no Quilombo de Conceição dos Caetanos”, no Centro Educativo da Comunidade Quilombola de Conceição dos Caetanos, em Tururu/CE. Maria Caetano de Oliveira, a Dona Bibiu, é conhecida por sua dedicação à preservação das tradições e à luta pelos direitos territoriais de sua comunidade. Com a presença de Dona Bibiu, Sandra Caetano, Lucinete Gonçalves e Joelho Caetano, e mediação de Vanessa Moreira, o evento destaca o papel da matriarca como símbolo de resistência quilombola. A entrada é gratuita.

Relatos Biográficos

Promovido pela Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, o programa enfatiza a importância do reconhecimento das pessoas que contribuíram e continuam colaborando em diversos campos de atuação no Ceará. Seu objetivo é apresentar e homenagear escritores, pensadores, mestres da cultura, educadores, artistas e outros que tiveram uma participação significativa na produção, difusão da cultura, educação, ciência e tecnologia em nosso Estado, por meio de suas memórias e narrativas orais.

Serviço

Relatos Biográficos | “Lúcia Simão: Maracatu, Liderança e a História do Movimento Negro”com Lúcia Simão, Joelma Gentil, Josélia Silva e William Pereira. Mediação: Cícera Barbosa

Dia 22 de novembro, às 18h

Entrada: Gratuita

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255, Moura Brasil, Fortaleza)

Relatos Biográficos | “Dona Bibil: Raízes de Resistência e Liderança no Quilombo de Conceição dos Caetanos” com Sandra Caetano, Lucinete Gonçalves e Joelho Caetano. Mediação: Vanessa Moreira

Dia 27 de novembro, às 15h

Entrada: Gratuita

Local: Centro Educativo da Comunidade Quilombola de Conceição dos Caetanos no município de Tururu / CE.

Ascom Bece – Texto e Fotos

Sair da versão mobile