Educação
Mulheres vítimas de violência doméstica lançam obra na Bienal
O livro “Após a morte do conto de fadas, a ressurreição” é resultado da Oficina de Escrita Afetuosa, ministrada para onze mulheres atendidas na Casa da Mulher Brasileira do Ceará. Mais de vinte textos foram escritos e a obra será distribuída gratuitamente durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará.
“Como jornalista, pensei em contar as histórias, mas, como escritora, percebi que, se elas se enxergassem como donas de suas vidas e autoras da própria escrita, conseguiríamos fazer uma transformação pessoal, um caminho sem volta’’, explica a jornalista e organizadora da publicação, Mirelle Costa.
A obra foi o resultado da Oficina de Escrita Afetuosa, que aconteceu com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio do IX Edital das Artes, da Secultfor. Onze mulheres escreveram vinte e quatro histórias. “Este livro é um registro importante das emoções e fragilidades, como também do amadurecimento dessas mulheres nesse momento de reafirmação, quando elas se sentem totalmente responsáveis por suas vidas. Esta obra é o início e não o fim. A escrita é importante para essas mulheres perceberem novas formas de vida. Para além do sofrimento, existe mudança”, comemora Maura Isidório, coordenadora da Bienal e orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura (Celiv), da Secretaria da Cultura do Ceará.
Na contracapa do livro, um cordel de Julie Oliveira, cordelista cearense. Sofrimento, abandono, fé e recomeço permeiam as narrativas assinadas com pseudônimos. “Lidando contra o meu eu”, “Será mesmo ruim com ele e pior sem ele?”, “Vencendo a dependência”, “A Barbie é de plástico, eu sou de Verdade” e “Por que eu” são títulos das histórias contadas no livro e mostram que, na trajetória de desafios e dores, existe uma superação.“Ler o nosso passado na voz de todas vai representar muitas. Esse projeto foi dolorido e libertador ao mesmo tempo. Depois dessa oficina de escrita afetuosa, não parei mais de escrever”, conta “Como uma Fênix”. A autora dos textos “Até o vento me doía” e “Limpando as vestes da Alma” explica que sente-se como uma fênix, ave que simboliza renascimento e ressurreição.
O lançamento da obra “Após a morte do conto de fadas, a ressurreição” acontece no sábado, dia 12 de abril, às 11h, na Arena Henriqueta Galeno e a distribuição dos exemplares e a sessão de autógrafos vai acontecer no estande da Livraria do Senado.
Serviço:
Lançamento do livro “Após a Morte do Conto de Fadas, a Ressurreição”.
Data: 12 de abril de 2025
Horário: 11h.
Local: Bienal Internacional do Livro do Ceará – Arena Henriqueta Galeno – Centro de Eventos do Ceará