Trânsito
Intervenção na Avenida Dom Manuel é concluída e via é liberada
A Prefeitura de Fortaleza concluiu, nesta terça-feira (14/10), as obras do platô elevado no cruzamento da Avenida Dom Manuel com a Rua Pinto Madeira. O novo dispositivo de trânsito tem como objetivo principal aumentar a segurança viária, promovendo o acalmamento do tráfego e garantindo melhores condições de travessia para pedestres e ciclistas.
Com a finalização desta etapa, o tráfego na Avenida Dom Manuel foi restabelecido, mas as obras seguem na Rua Pinto Madeira, onde está em andamento a requalificação do trecho e a implantação de nova iluminação voltada a quem caminha ou pedala.
O platô elevado iguala o nível da via ao das calçadas, eliminando degraus e desníveis e promovendo acessibilidade plena para cadeirantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, crianças e usuários de carrinhos de bebê. A estrutura também induz a redução da velocidade dos veículos no cruzamento, contribuindo para um trânsito mais seguro.
A intervenção faz parte do projeto Rotas da Infância, executado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em parceria com a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi). A iniciativa tem foco na segurança no trajeto escolar e beneficiará mais de 1.100 alunos das escolas Alba Frota (municipal) e Justiniano de Serpa e Clóvis Beviláqua (estaduais).
De acordo com pesquisa realizada pela Prefeitura de Fortaleza, no âmbito da parceria internacional Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), 70% dos pais e cuidadores de alunos da Escola Alba Frota utilizam modos ativos de transporte, como bicicleta ou caminhada, para o deslocamento diário.
Além do platô elevado na Dom Manuel, o projeto contempla melhorias nas calçadas próximas ao Parque da Liberdade, a implantação de ciclovia na Rua 25 de Março, criando uma nova conexão Norte-Sul, e o redesenho de cruzamentos da região central. Seguindo o cronograma previsto, as obras do Rotas da Infância no Centro devem ser concluídas entre o fim de outubro e o início de novembro.
*Fonte e imagem de capa: Prefeitura de Fortaleza