Connect with us

Educação

Programa Bolsa Reitoral de Liderança seleciona estudantes de graduação da UFC

Published

on

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou o edital do programa Bolsa Reitoral de Liderança, uma iniciativa da primeira cátedra universitária da UFC, a “Cátedra Reitor Antônio Martins Filho: Liderança para o Desenvolvimento Nacional e do Ceará a partir da Educação”, em parceria com o Instituto Mucuripe de Liderança e Desenvolvimento. Serão selecionados 21 estudantes de graduação da UFC. As inscrições online, para todos os cursos da instituição, começam nesta quarta-feira (15) e seguem até 14 de novembro. Confira o edital completo.

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Poderão inscrever-se estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFC, de bacharelado ou licenciatura, que estejam entre o quinto e o antepenúltimo semestre do curso. No ato da inscrição, o candidato deverá anexar toda a documentação descrita no edital.

Conforme informações do edital, o programa tem como foco a formação voltada ao desenvolvimento de lideranças públicas, empresariais e sociais. O objetivo é “oportunizar aos discentes da UFC um processo formativo que lhes proporcione diferenciais competitivos para o exercício de funções de liderança e participação em processos de tomada de decisão em setores estratégicos para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil”.

A coordenadora da Cátedra Reitor Antônio Martins Filho, professora Cynara Monteiro Mariano, da Faculdade de Direito da UFC, diz que a iniciativa “é a primeira edição de um projeto pioneiro e inovador de formação de jovens em liderança estratégica e orientada para o desenvolvimento nacional e do Ceará, a partir de um programa formativo interdisciplinar que trará oportunidade única para os estudantes da UFC”.

Das 21 vagas disponíveis, sete serão destinadas a políticas de ações afirmativas em favor de candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O processo seletivo simplificado será conduzido em duas etapas, sendo a primeira (eliminatória) com análise documental, e a segunda (classificatória) com entrevista dos candidatos.

Advertisement
Banner GIF

Após o processo seletivo, cada bolsista selecionado receberá o valor mensal de R$ 1.500,00. As atividades do programa serão realizadas em Fortaleza (CE), de forma presencial. Durante 15 meses (e frequência mínima de 75%), os bolsistas devem ter disponibilidade para acompanhar as atividades preferencialmente às quartas-feiras, das 13h às 19h, e às sextas-feiras, das 8h às 18h, de fevereiro de 2026 a abril de 2027.

Com amplo currículo de pesquisa, ensino e extensão, o programa contemplará trilhas formativas teóricas e práticas, estágio em liderança, mentoria e orientação vocacional e outras atividades pertinentes, com carga horária total de 1.500 horas, distribuídas em 100 horas mensais. Além das 21 vagas disponíveis, o edital também prevê a formação de cadastro reserva.

edital ressalta que “não será exigido do candidato qualquer tipo de pagamento, seja taxa de inscrição, matrícula, mensalidade ou qualquer outra cobrança, durante a vigência da bolsa”. Os discentes selecionados não terão qualquer vínculo empregatício com a UFC, sendo o pagamento realizado via bolsa em conta corrente indicada pelo candidato.

O resultado definitivo do processo seletivo está previsto para o dia 16 de janeiro de 2026. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo, o interessado deverá enviar e-mail para catedraramf@ufc.br.

Advertisement
Banner GIF
Sair da versão mobile