Institucional
FM Dom Bosco exibe reportagem especial que aborda formas de combate à violência nas escolas

O ambiente escolar, que deveria ser sinônimo de acolhimento e aprendizado, tem sido palco de um preocupante aumento de casos de violência nos últimos anos. Bullying, agressões físicas, ameaças e episódios traumáticos marcaram a vida de muitos estudantes e professores cearenses. Diante desse cenário, o Ministério Público do Ceará (MPCE) criou, em 2023, o Programa Previne – Violência nas Escolas, Não!, uma iniciativa que está transformando realidades a partir do diálogo e da construção de uma cultura de paz.
Segundo dados do DataSUS divulgados pela Agência Tatu, o Ceará lidera o crescimento proporcional de casos de violência nas escolas na Região Nordeste, com aumento de 943% em dez anos. A maioria dos registros envolve adolescentes entre 10 e 14 anos. Especialistas alertam que muitos casos sequer são notificados, devido ao medo e à normalização da violência no ambiente escolar.
O assunto foi destaque na reportagem especial Do medo ao diálogo: como o Previne ajuda a reconstruir a paz nas escolas cearenses, veiculada hoje (23/10), no programa Informativo Dom Bosco, apresentado pela jornalista Roberta Farias.
Acompanhe a reportagem na íntegra: