Brasil
Telemarketing terá que identificar chamadas com nome da empresa a partir de 15/11
A partir do dia 15 de novembro, todas as empresas de telemarketing deverão identificar suas ligações com o nome da companhia exibido na tela do celular do consumidor. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pretende tornar mais transparente a origem das chamadas. Segundo a agência, essas empresas são responsáveis por mais de 500 mil ligações por mês no país.
Com a nova regra, o consumidor poderá reconhecer mais facilmente quem está ligando e o motivo do contato, o que deve reduzir o número de ligações indesejadas e aumentar a segurança nas comunicações.
O conselho diretor da Anatel rejeitou, por unanimidade, os pedidos apresentados por entidades do setor — como a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp), o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel (Conexis Brasil Digital) e a operadora TIM — que solicitavam o adiamento da medida e a criação de um código específico para as chamadas de telemarketing.
A agência decidiu manter a exigência da identificação nominal das ligações, medida que substitui o antigo uso do prefixo “0303”, cuja obrigatoriedade foi encerrada em agosto deste ano.
Com essa decisão, a Anatel espera combater práticas como o “spoofing”, técnica usada para falsificar o número ou o nome exibido na tela do celular, fazendo parecer que a ligação vem de um banco, empresa ou pessoa conhecida. O novo protocolo também deve dificultar que empresas alterem constantemente o número de origem, estratégia usada para burlar bloqueios feitos pelos usuários e continuar realizando chamadas mesmo após terem sido bloqueadas.