Connect with us

Ceará

Mais de 36 mil descargas atmosféricas foram registradas no Ceará em 2026, aponta levantamento da Enel

Published

on

Foto: Divulgação Enel

Dados da Enel Distribuição Ceará revelam que mais de 36 mil descargas atmosféricas foram registradas no estado já neste ano. As informações foram obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas no Ceará. As cidades mais atingidas até agora foram Santa Quitéria (1.580), Araripe (1.520), Solonópole (1.211), Canindé (1.015) e Parambu (1.001). Entre os dias 4 e 5 de fevereiro, cerca de 15 mil registros foram contabilizados, tendo afetado principalmente as macrorregiões do Cariri (4.576), Sertão do Crateús (1.558) e Litoral Leste (1.464).

Em 2025, foram registradas mais 167 mil descargas atmosféricas. Santa Quitéria (7.543), Granja (7.410), Morada Nova (4.020), Sobral (3.208) e Crato (3.177) foram as cidades mais afetadas. Já o Cariri (29.779), Sertão de Crateús (24.201) e Centro-Sul (20.294) foram as macrorregiões com maior número de registros em 2025.

Sistema de Monitoramento e Alerta  

Além de chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, todo o Ceará e, em caso de alguma ocorrência, agir de maneira mais assertiva e rápida. Esse trabalho é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Controle do Sistema (CCS), a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.  

O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas de todo o Ceará e antecipa contingências no atendimento de emergência. Além disso, o programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos para cada local monitorado. 

Cuidados dentro de casa durante tempestade 

•     Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico etc.; 

•     Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; 

•     Evitar consertos de instalações elétricas; 

•     Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar. 

Cuidados fora de casa durante tempestade 

•     Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; 

•     Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. 

Sair da versão mobile